A organização dos tempos, dos espaços e do currículo das instituições de Educação Infantil precisam considerar o contexto sociocultural no qual estão inseridas, por isso a caracterização deste contexto é um aspecto que necessita estar presente na elaboração da Proposta Pedagógica.
Desse modo Faria e Salles (2010, p. 30), sugerem que ao caracterizar o contexto sociocultural das instituições de Educação Infantil na Proposta Pedagógica:
- sejam explicitados como são as crianças e as famílias com as quais a instituição trabalha;
- conhecer as condições de vida, trabalho, profissão dos pais, mães e outros familiares, serviços a que têm acesso, costumes e tradições da comunidade, religiões, músicas, danças e outras formas de lazer;
- em relação às crianças é fundamental dar destaque às atividades que realizam no seu cotidiano fora da instituição: o que fazem, como fazem, de que e com quem brincam, produções culturais a que têm acesso, entre outros.
O projeto politico pedagogico precisa estar alicerçado no contexto socio-cultural dos alunos e suas familias, assim como no contexto maior da sociedade.
ResponderExcluirMaria da Luz, essa é uma importante consideração, haja vista que o global interfere sobre o local. Dessa forma, questões que estão presentes no contexto maior da sociedade precisam ser tratadas na Educação Infantil, como por exemplo, sustentabilidade e diversidade.
ResponderExcluir