segunda-feira, 10 de junho de 2013

Proposta pedagógica (primeiros apontamentos)

Assim como,  Faria e Salles (2010, p.24), nós do CRINFANCIA, compreendemos que a elaboração da proposta pedagógica não serve apenas para cumprir uma determinação legal, mas sim para "[...] sistematizar e organizar uma prática em andamento, constituindo-se em material que irá orientar as ações educativas da instituição e possibilitar uma constante avaliação e reformulação do trabalho." 

Desse modo, para nós, a Proposta Pedagógica, deve:
  •  retratar o que a escola de fato acredita e faz, caso contrário esse documento está fadado a permanecer engavetado;
  • envolver todos os interlocutores que participam das ações de cuidar/educar as crianças que frequentam as instituições de Educação Infantil. Ou seja, na sua elaboração e reelaboração professores e outros profissionais, educando, família e parceiros da comunidade devem ter vez e voz, articulando-se numa perspectiva democrática e participativa;
  • ser um documento aberto que pode, no processo, ser modificado, criticado, superado pela própria dinâmica da realidade.
REFERÊNCIAS: Faria, Vitória; Salles, Fátima. Currículo na Educação Infantil: Diálogo com os demais elementos da Proposta Pedagógica. Coleção Percursos. 2010, 1ª edição, São Paulo-SP, editora Scipione.

Nenhum comentário: