sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Bingo de adivinhas com desenhos


Brincando com as palavras e fazendo das palavras espaço de interação, de intercâmbio de experiência, de expressão de sentimentos etc., estamos dando às crianças a oportunidade de partilharem uma educação infantil que faça de fato diferença nas suas vidas (Corsino, 2009, p. 67).

O modo como se estruturam as adivinhas as tornam por natureza promotoras de interações verbais lúdicas que despertam fascínio em crianças, jovens e adultos. Desse modo, reconhecemos que a inserção desse gênero textual na prática pedagógica traz contribuições importantes nas mais diversas áreas do conhecimento, pois ao se aplicar esse jogo de perguntas e respostas é possível desenvolver: a linguagem oral e escrita, o raciocínio lógico-matemático e o conhecimento de mundo.

E, hoje, a nossa dica pedagógica de trabalho com as adivinhas é de utilizá-las no jogo do bingo com desenhos. Nesse jogo as respostas das adivinhas estão representadas por desenhos, sendo assim, para marcar o bingo a criança terá que encontrar as imagens que melhor representam os enigmas.

a)  Pressupostos teóricos da atividade

Neste contexto, o bingo com desenhos, constitui-se também em uma atividade de leitura, porque conforme Paulo Freire, “a leitura de mundo precede a leitura da palavra”. E, vale ressaltar que os desenhos que compõe as cartelas deste bingo, assumem a condição de escrita, visto que, os desenhos estão entre o objeto em si e a escrita (que é uma representação de 2ª ordem), ou seja, os desenhos são uma representação da ideia dos objetos em si, e, a escrita, por sua vez, é uma representação dos sons e das palavras da linguagem oral, por isso é considerada uma representação de 2ª ordem.

Desse modo, ao responderem as adivinhas identificando os desenhos correspondentes, as crianças estão realizando um tipo de leitura, a qual contribui significativamente no processo de apropriação da linguagem escrita, posto que, paulatinamente passam a compreender a ideia de representação, ou seja, que são utilizados diferentes símbolos e signos para representar: os objetos, as ideias, os sons e as palavras da linguagem oral.


b) Orientações Didáticas

·  Clique aqui e você encontrará as cartelas do bingo contendo as adivinhas e outras com desenhos que as respondem, as primeiras você deverá recortá-las e colocar os cartões em uma caixa ou saco, para que no momento do bingo sejam sorteados.

·  As cartelas contendo os desenhos que respondem as adivinhas poderão ser entregue às crianças individualmente, em duplas ou em pequenos grupos.

·  Ao sortear as adivinhas, mais uma vez sugerimos que as respostas sejam discutidas até que sejam encontradas.

2 comentários:

Viviane Barbosa Maciel disse...

PARABÉNS A ATIVIDADE É MUITO INTERESSANTE E OBRIGADA POR COMPARTILHAR COM A GENTE ESSA IDEIA E ESSE TRABALHO ME AJUDOU MUITO.PROFESSORA VIVIANE

Viviane Barbosa Maciel disse...

PARABÉNS A ATIVIDADE É MUITO INTERESSANTE E OBRIGADA POR COMPARTILHAR COM A GENTE ESSA IDEIA E ESSE TRABALHO ME AJUDOU MUITO.PROFESSORA VIVIANE