sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Bingo de adivinhas com desenhos


Brincando com as palavras e fazendo das palavras espaço de interação, de intercâmbio de experiência, de expressão de sentimentos etc., estamos dando às crianças a oportunidade de partilharem uma educação infantil que faça de fato diferença nas suas vidas (Corsino, 2009, p. 67).

O modo como se estruturam as adivinhas as tornam por natureza promotoras de interações verbais lúdicas que despertam fascínio em crianças, jovens e adultos. Desse modo, reconhecemos que a inserção desse gênero textual na prática pedagógica traz contribuições importantes nas mais diversas áreas do conhecimento, pois ao se aplicar esse jogo de perguntas e respostas é possível desenvolver: a linguagem oral e escrita, o raciocínio lógico-matemático e o conhecimento de mundo.

E, hoje, a nossa dica pedagógica de trabalho com as adivinhas é de utilizá-las no jogo do bingo com desenhos. Nesse jogo as respostas das adivinhas estão representadas por desenhos, sendo assim, para marcar o bingo a criança terá que encontrar as imagens que melhor representam os enigmas.

a)  Pressupostos teóricos da atividade

Neste contexto, o bingo com desenhos, constitui-se também em uma atividade de leitura, porque conforme Paulo Freire, “a leitura de mundo precede a leitura da palavra”. E, vale ressaltar que os desenhos que compõe as cartelas deste bingo, assumem a condição de escrita, visto que, os desenhos estão entre o objeto em si e a escrita (que é uma representação de 2ª ordem), ou seja, os desenhos são uma representação da ideia dos objetos em si, e, a escrita, por sua vez, é uma representação dos sons e das palavras da linguagem oral, por isso é considerada uma representação de 2ª ordem.

Desse modo, ao responderem as adivinhas identificando os desenhos correspondentes, as crianças estão realizando um tipo de leitura, a qual contribui significativamente no processo de apropriação da linguagem escrita, posto que, paulatinamente passam a compreender a ideia de representação, ou seja, que são utilizados diferentes símbolos e signos para representar: os objetos, as ideias, os sons e as palavras da linguagem oral.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

"Brincadeiras tradicionais com bolas"

“Futebol em Brodósqui” – Cândido Portinari- 1935
As brincadeiras também são uma objetivação humana, ou seja, uma produção cultural que, precisa estar presente na prática educativa dos professores que atuam na Educação Infantil  e séries iniciais do Ensino Fundamental. Quanto a esse aspecto Giardinetto e Mariani (2010, p. 186) ressaltam 

Para que as atividades lúdicas se coloquem a serviço da prática educativa, é necessário um professor consciente de uma teoria que o oriente na articulação dos conteúdos trazidos pelos alunos com os conteúdos culturais e científicos e que reconheça no jogo, nos brinquedos e brincadeiras instrumentos culturais que desencadeiem o desenvolvimento e a aprendizagem, através da mediação do educador [...].

Nesse sentido, os autores mencionados destacam a importância de o (a) professor (a) saber trabalhar os conteúdos inerentes ao jogo, aos brinquedos e às brincadeiras, que favoreçam a formação/apropriação de conceitos.

Desse modo, considerando, a importância da atividade lúdica como prática educativa na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental e, também o quanto inúmeras brincadeiras tradicionais se perderam ao longo dos tempos devido ao estilo de vida contemporâneo e o domínio da tecnologia na vida da maioria das pessoas, se faz necessário resgatar essas memórias. Por isso, nós do Crinfancia, estaremos apresentando dicas pedagógicas por meio de uma série que estamos chamando de "Brincadeira Tradicionais com bola".

E, para começar, sugerimos, que você professor (a)  apresente a música "Ora bolas" do grupo Palavra Cantada. Veja a letra da música abaixo e clique aqui para ver o vídeo.




Por meio dessa música é possível abordar a temática das "brincadeiras tradicionais com bola", abarcando as mais diversas áreas do conhecimento. Fique atento (a), nas próximas postagens traremos várias dicas de atividades a partir da letra dessa música!