Nesse processo inicial, nós professoras, que atuamos com crianças de berçário e do grupo V, nos propomos a planejar experiências de ensino-aprendizagem que coloque em jogo o “PROTAGONISMO INFANTIL” no espaço escolar. Mas, por que tratar dessa temática em um momento tão delicado para muitas crianças, as quais estão vindo para escola pela primeira vez, ou estão trocando de professora ou ainda estão mudando de escola?
Antes de responder a este
questionamento vamos refletir acerca do conceito “PROTAGONISMO INFANTIL”. A palavra protagonismo tem origem grega: protagnistés
e significa “ator”, aquele que ocupa o primeiro lugar num acontecimento. Desse
modo, “PROTAGONISMO INFANTIL”, diz respeito ao lugar de “ator”, ou seja, de sujeito
que participa ativamente no cotidiano da escola.
Esse conceito está diretamente
relacionado à concepção de crianças defendido nas Diretrizes Curriculares
Nacionais para Educação Infantil, a qual trata a criança como
[...] centro do
planejamento curricular, sujeito histórico e de direitos que, nas interações,
relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e
coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta,
narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo
cultura (Resolução CNE/CEB, 2009, p.1).
Sem perder de vista, o protagonismo do professor, o qual tem o importante papel de ensinar, nós do Crinfancia, entendemos que colocar em jogo o protagonismo infantil nesse momento de adaptação e acolhimento, significa planejar situações de ensino-aprendizagem que propiciem a criação e o fortalecimento dos vínculos afetivos entre crianças e adultos, além de permitir que elas participem do planejamento do cotidiano. Por isso, nos acompanhe, pois nos próximos posts estaremos apresentando sugestões de atividades que permitem conhecer a história, as preferências, os conhecimentos, interesses e as curiosidades das crianças.
Mas, para começar clique aqui e leia o texto "ADAPTAÇÃO OU ACOLHIMENTO? EIS A QUESTÃO"
Fonte: Brasil, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil/Secretaria de Educação Básica, - Brasília: MEC, SEB, 2010.
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