domingo, 14 de fevereiro de 2016

AMARELINHA: Da tela ao poema (parte 3)


No dia 7 de abril de 2013, apresentamos aqui no CRINFANCIA, a tela “Amarelinha” de Ivan Cruz e o poema com o mesmo título das autoras Mércia Maria Leitão e Neide Duarte, ambos publicados no livro “Folclorices de Brincar”, Editora Brasil, e por meio da obra de arte e do poema já publicamos algumas dicas pedagógicas relacionadas à apreciação da obra e à brincadeira da “Amarelinha”.

Hoje, o nosso propósito é sugerir algumas dicas pedagógicas relacionadas ao poema “Amarelinha”, mas antes disso, gostaríamos de esclarecer acerca dos fundamentos teóricos do trabalho com texto os quais estamos defendendo ao propor as atividades envolvendo sobretudo, a linguagem escrita na Educação Infantil. Desse modo, inicialmente, ressaltamos conforme mostra Souza (2010, p. 76), que a criança já faz uso da linguagem antes de entrar na escola, ou seja, ela não se comunica pronunciando palavras e frases isoladas “[...] mas, sim, produzindo textos [...]” (Gontijo; Schwartz, 2009, p.83). Por isso, assim como, Gontijo e Schwartz, defendemos que o trabalho com a linguagem escrita na Educação Infantil deva tomar o texto como unidade de ensino, pois é “[...] no texto que as unidades menores da língua encontram seu significado mais pleno [...]” (p.83).

 Agora, clique aqui, para conhecer algumas sugestões de atividades a partir do poema “Amarelinha”.


FONTE: SOUZA, Eliane Cristina Freitas de Souza. As práticas de alfabetização de duas turmas do primeiro ano do Ensino Fundamental. 2010. 314 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2010.

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