quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

PORTFÓLIO: O trabalho com a preservação, o conhecimento da biodiversidade e a sustentabilidade com crianças de 3 anos.



As Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI) orientam que as práticas pedagógicas garantam experiências de ensino-aprendizagem que:

[...] Promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais [...]


Mediante essa orientação, em 2015, busquei proporcionar às crianças de 3 anos, experiências de ensino-aprendizagem, que despertasse nelas a consciência da necessidade de preservação da vida, seja ela na sua forma vegetal, animal ou humana.

Como as crianças cada vez menos têm oportunidade, tanto no contexto escolar como no contexto familiar, de contato com a natureza. E, considerando que na faixa-etária de 0 à 3 anos, elas precisam vivenciar experiências concretas ass quais permitam a apropriação de conhecimentos, que eu, trouxe para a sala de aula e para o convívio familiar, um pequeno animal, o qual se tornou o nosso mascote. 

Para começar, apresentei a história "Diego, o peixinho dourado: Confusão em dobro", de Matt Buckingham,  para conhecer o relato clique aqui.




A partir desta história, as crianças foram estimuladas a escolherem um nome para o nosso peixinho e, por votação da maioria, Pedro, foi o nome escolhido, após concorrer entre Bethoven, João e  Tiglu.

Desse modo, após as crianças conviverem por uns dias com o peixinho em sala de aula, me ajudando a dar comida e trocar sua água, ele visitou a casa de todas elas. Juntamente com o peixinho, as crianças levavam a comida, o livro de história mencionado e um caderno no qual os familiares faziam breve relato de como foi esse momento em família. Veja abaixo, alguns relatos:

  • "Que maravilhoso foi a visita do pequeno Pedro; esse peixinho fez o maior sucesso aqui em casa... Começo a contar da alegria que B. teve ao trazê-lo para casa, me pediu o maior cuidado: - Mamãe cuidado com o Pedro! Daí a diversão foi completa, ajudou a lavar o aquário  e deu para ele, 5 bolinhas! Apresentou o peixinho para toda a família, até para sua amiguinha. Se divertiu com a história do peixinho Diego, queria que eu contasse até para o Pedro, aí você já viu, né?... O papai , contou para B a importância da água para nós e para os peixinhos, ela aprendeu direitinho, queria até que ele comprasse um peixinho para ela! Queria que ele ficasse mais tempo, foi inesquecível!!! Espere tê-lo mais visita desse pequenino... Será sempre bem-vindo!!!" (relato da mãe de B).

  • "A visita do Pedro foi muito divertida, o G fez questão de apresentá-lo à todos os que chegavam em nossa casa (tio, tia, prima, vovó, vovô...). Não esqueceu nenhum dia que o peixinho estava a seus cuidados, ajudou a dar ração, sabendo a medida exata, 5 bolinhas,rsrsrs. Ajudou a trocar água, observando sempre se estava tudo certo com Pedro e compartilhamos da história dos Diego e suas aventuras. Todos que conheceram o Pedro acharam o máximo a atividade e elogiaram a professora, é uma experiência fantástica pra a criança e também pra família. O G curtiu muito o fim de semana, tendo o Pedro com ele, entendo , a importância da água limpa, e porque devemos preservar. Enfim, amamos a experiência de termos o mascote da turma conosco."(relato da mãe de G).



































Nenhum comentário: