quinta-feira, 16 de maio de 2013

"Boneco Maluco" (parte 2)

No dia 08/05/2013, apresentamos uma dica rápida com o título "Desenhando a partir do texto Boneco Maluco de Elias José", e hoje na fan page do CRINFANCIA, recebemos uma publicação da professora Gisele Favaro, que leciona na rede municipal de ensino de Aracruz, comentando que ao desenvolver a atividade proposta percebeu que é possível "trabalhar um conto de história com os alunos  usando a sua imaginação e criatividade", além disso, a referida professora disponibilizou na fan page dois exemplos de desenhos produzidos por crianças de sua turma:


Desse modo, nós do CRINFANCIA, parabenizamos você, professora Gisele Favaro, por sua iniciativa de compartilhar conosco suas impressões à respeito da aplicabilidade prática de nossas sugestões. E, agora, que tal você e todos os outros professores que desenvolveram ou desejam desenvolver essa atividade, conhecer  outras dicas que poderão enriquecer ainda mais essa proposta?
  1. Proponha às crianças a produção coletiva ou em pequenos grupos de um texto que descreva o "Boneco  Maluco" que elas imaginam,  tendo, você professor (a) como escriba.
  2. Mediante o texto produzido por elas, sugira que desenhem o "Boneco Maluco"conforme o imaginado no texto de sua autoria.
  3. Organize uma exposição com os desenhos e promova uma votação  para que as crianças escolham o "Boneco Maluco" que mais gostaram.
  4. Mediante o desenho escolhido, confeccione um boneco de pano que será eleito o mascote da turma.
  5. Esse boneco poderá visitar a cada dia a casa de uma criança.
Acreditamos que por meio dessa sequência de atividades: a leitura, a escrita, a oralidade e a capacidade criadora estarão intencionalmente sendo desenvolvidas de forma lúdica.

Nenhum comentário: