segunda-feira, 27 de maio de 2013

Dica rápida: Alinhavo do próprio desenho

É muito comum na Educação Infantil a prática de dar desenhos estereotipados para as crianças pintarem ou alinhavarem, que tal modificar essa prática que em nada contribui para o desenvolvimento da capacidade criadora, propondo atividades como essa desenvolvida Children's Museum of the Arts?

Museu das Artes das Crianças
Como podemos observar na imagem acima, as crianças com diferentes idades produziram seus próprios desenhos e em seguida realizaram uma atividade de alinhavo comumente realizada sobre desenhos prontos em placas emborrachadas ou de madeira.  

A atividade de alinhavo é muito utilizada com objetivo de desenvolver a coordenação motora, contudo a proposta de alinhavar o próprio desenho da criança vai muito além, pois quando ela desenha utilizando lápis, carvão, pincel, entre outros materiais sobre diferentes suportes possibilita a materialização visual do pensamento por meio de linhas e/ou traços. E, alinhavar o seu desenho permite a criança observar o efeito de outro material sobre o seu desenho. Outro aspecto relevante, é que quanto mais rico em detalhes (curvas, linhas e traços) for o desenho, mais desafiante será a atividade de alinhavo.

Assim como, no Children's Museum of the Arts, nós do CRINFANCIA , também propomos essa atividade para duas crianças brasileiras com idades diferentes, conforme foto abaixo:


Um comentário:

Cristiano disse...

Minhas filhas adoram esta atividade com linha, semente, botão e algodão.