sexta-feira, 24 de maio de 2013

"Rima ou Combina? (parte 1)

Antes de apresentarmos a dica pedagógica de hoje, gostaríamos de expor algumas considerações acerca da importância do brincar no desenvolvimento da linguagem verbal. Nesse sentido, abordaremos mais especificamente as brincadeiras com as palavras, as quais segundo  Leal e Silva (2010, p. 58) incluem situações em que as crianças brincam de manipular as dimensões sonoras das palavras.

Conforme nos mostra Leal e Silva (2010, p. 57), "[...] o brincar com a língua faz parte de muitas culturas em diferentes momentos históricos[...]", portanto, essas brincadeiras  são ensinadas em situações em que o adulto juntamente com a criança canta músicas e cantigas de rodas; ou recita poemas e quadrinhas; ou ainda as desafia com diferentes adivinhações. Sendo assim, quando propomos esse tipo de situações de ensino-aprendizagem, estamos trabalhando a linguagem de uma forma lúdica e prazerosa.

E, foi pensando nisso, que nós do CRINFANCIA, estamos apresentando uma dica pedagógica para a Educação Infantil, voltada para o livro "Rima ou combina?" de Marta Lagarta e ilustrações de Suppa (Editora Ática) . Esse livro é constituído por quatro textos: "Voa ou não voa?", "Rima ou combina?", "Caroço ou semente?" e "Pelo ou cabelo?".




E, o texto que estamos utilizando como referência é o "Rima ou combina?", nele a autora brinca com a sonoridade, o sentido e o significado das palavras, para conhecer e ler para a sua turma clique aqui.

Ao ler o livro para as crianças procure observar se elas percebem as rimas. Em seguida, questione sobre por que algumas palavras rimam e não combinam e, outras não rimam, mas combinam?

A partir da leitura desse texto, nós do CRINFANCIA, criamos o jogo "RIMA COMBINA", conforme apresentamos na imagem abaixo:

Para saber mais sobre esse jogo clique aqui.

Neste jogo as crianças brincarão de agrupar as palavras (desenhos) que rimam.

Como brincar?
  • Uma criança ou um adulto escolhe um desenho para colocar no primeiro lugar da coluna e convida as outras crianças a procurarem os desenhos cujos nomes rimam com o do desenho escolhido.
  • No exemplo exposto, confeccionamos várias cartelas com desenhos para que as crianças pudessem ter um acervo maior de possibilidades para colocar no tabuleiro
Referências: Leal, Telma Ferraz; Silva, Alexsandro da. Brincando, as crianças aprendem a falar e a pensar sobre a língua. In: Brandão, Ana Carolina Perrusi Brandão; Rosa, Ester de Sousa. Ler e escrever na Educação Infantil - Discutindo práticas pedagógicas. 2010, Belo Horizonte - MG, Editora Autêntica.

2 comentários:

Susana disse...

Oi, Eliane. Vc tem as regras desse jogo? E as imagens? Poderia me enviar? susanafleite@gmailcom

eliane monica disse...

Oi, Susana. Nós criamos este jogo e escrevemos uma sugestão de como brincar, que colocamos na postagem. Mas você poderá criar com as crianças as regras, o que acha? As imagens do jogo são as que postamos. Você pode também criar outras rimas e outros desenhos, este é apenas uma sugestão. Qualquer dúvida mande para o nosso e-mail: equipecrinfancia@gmail.com. Um abraço.