No dia 7 de abril de 2013, apresentamos
aqui no CRINFANCIA, a tela “Amarelinha” de Ivan Cruz e o poema com o mesmo
título das autoras Mércia
Maria Leitão e Neide Duarte, ambos publicados no livro
“Folclorices de Brincar”, Editora Brasil, e por meio da obra de arte e do poema
já publicamos algumas dicas pedagógicas relacionadas à apreciação da obra e à
brincadeira da “Amarelinha”.
Hoje, o nosso propósito é sugerir algumas dicas
pedagógicas relacionadas ao poema “Amarelinha”, mas antes disso, gostaríamos de
esclarecer acerca dos fundamentos teóricos do trabalho com texto os quais estamos defendendo ao propor as atividades
envolvendo sobretudo, a linguagem escrita na Educação Infantil. Desse modo,
inicialmente, ressaltamos conforme mostra Souza (2010, p. 76), que a criança já
faz uso da linguagem antes de entrar na escola, ou seja, ela não se comunica
pronunciando palavras e frases isoladas “[...] mas, sim, produzindo textos
[...]” (Gontijo; Schwartz, 2009, p.83). Por isso, assim como, Gontijo e
Schwartz, defendemos que o trabalho com a linguagem escrita na Educação
Infantil deva tomar o texto como unidade de ensino, pois é “[...] no texto que
as unidades menores da língua encontram seu significado mais pleno [...]”
(p.83).
Agora, clique aqui, para conhecer algumas sugestões
de atividades a partir do poema “Amarelinha”.
FONTE:
SOUZA, Eliane Cristina Freitas de Souza. As práticas de alfabetização de duas turmas do primeiro ano
do Ensino Fundamental. 2010. 314 f. Dissertação (Mestrado em Educação) –
Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo,
Vitória, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário