domingo, 21 de fevereiro de 2016

Por que planejar atividades diferenciadas para o período de adaptação?/Sugestões de atividades




Caras professoras, para nós do Crinfancia o período de adaptação, ou seja, de transição e acolhimento, são fundamentais para formação de vínculos afetivos entre a criança e o adulto e para que você possa conhecer melhor seus alunos, sua história, o que já sabem, o que precisam aprender, suas curiosidades e interesses.

Desse modo, quando planejamos atividades diferenciadas para o período de adaptação, estamos valorizando o professor e a criança como protagonistas do processo educativo, posto que, entendemos que de um lado a criança é dotada de uma história e de uma cultura, as quais em hipótese alguma podem ser desconsideradas por nós professores. 

Sendo assim, defendemos uma prática pedagógica que tenha a realidade social do educando como ponto de partida, ou seja, que considere o seu saber, baseado em suas experiências cotidianas, como o início da ação pedagógica do professor.

Por outro lado, o protagonismo do professor encontra-se no fato de ser ele, um parceiro mais experiente “[...] aquele que faz a mediação da criança com o mundo de forma intencional, buscando as máximas possibilidades de desenvolvimento do indivíduo [...]” (Marsiglia, 2011, p. 36). 

Nesse sentido, caberá à escola e ao professor, a partir do que já conhece de seus educandos, “[...] selecionar os conhecimentos historicamente construídos que devam ser transmitidos, traduzidos em saber escolar [...]”. Para concluir, ressaltamos que

[...] sem dúvida alguma, a experiência da vida cotidiana da criança deve ser levada em conta no processo ensino-aprendizagem, no entanto o professor deve agir na reestruturação deste conhecimento espontâneo, levando o aluno a superá-lo por meio da apropriação do conhecimento científico-teórico.  [...] (FACCI, 2004, p. 235).


No entanto, por se tratar da Educação Infantil, não podemos nos esquecer que a apropriação dos conhecimentos científicos pela criança devem se dar por meio de práticas pedagógicas que tenham como eixo as interações e as brincadeiras. Pensando nisso, indicamos abaixo algumas experiências de ensino-aprendizagem, que ao nosso ver atendem perfeitamente os educandos nessa etapa de ensino:

  • CLIQUE AQUI : O BAÚ DE HISTÓRIAS/ORGANIZAÇÃO DOS OBJETOS NA CAIXA
  • CLIQUE AQUI : O BAÚ DE HISTÓRIAS/ COMO CONSTRUIR UM BAÚ COM CAIXA DE PAPELÃO.
  • CLIQUE AQUIO BAÚ DE HISTÓRIAS/DO OBJETO À OBRA DE ARTE
  • CLIQUE AQUIO BAÚ DE HISTÓRIAS/ AS MEMÓRIAS DE "GUILHERME AUGUSTO ARAÚJO FERNANDES" E O BAÚ DE HISTÓRIAS
  • CLIQUE AQUIO BAÚ DE HISTÓRIAS/ AS MEMÓRIAS DE "GUILHERME AUGUSTO ARAÚJO FERNANDES" E O BAÚ DE HISTÓRIAS (2ª parte)
  • CLIQUE AQUIO BAÚ DE HISTÓRIAS/ ORGANIZAÇÃO DOS OBJETOS
  • CLIQUE AQUIO BAÚ DE HISTÓRIAS/ DO OBJETO À OBRA DE ARTE (DESENHO)
FonteFacci, Marilda Gonçalves Dias. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? Um estudo crítico-comparativo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana. 2004.  Campinas-SP. Autores Associados.

Marsíglia, Ana Carolina Galvão. A prática pedagógica histórico-crítica na educação infantil e ensino fundamental. 2011. Campinas-SP. Autores Associados.

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