Segundo Faria e Salles (2010, 28-29), os Conselhos Estaduais ou Municipais de Educação ao regulamentarem a Educação Infantil, definem os aspectos os quais devem ser considerados na elaboração das Propostas Pedagógicas ou PPP (Projeto Político Pedagógico) das instituições de Educação Infantil.
As autoras ainda apontam que esses aspectos constituem-se em elementos fundamentais a serem considerados, visto que, são norteados "[...] por uma concepção de proposta pedagógica historicamente construída", contudo alertam que esses elementos devem ser tomados de forma articulada.
Sendo assim, considerando a articulação de todos esses aspectos, Faria e Salles (2010, p. 29) propõem uma estrutura possível para a elaboração de uma Proposta Pedagógica ou PPP:
- História da Instituição e de sua Proposta Pedagógica
- Contexto sociocultural no qual a instituição se insere
- Concepções norteadoras do trabalho
- Finalidades e objetivos
- Organização e gestão do trabalho, que abrange:
a) o currículo;
b) os tempos;
c) espaços, equipamentos e materiais;
d) as crianças;
e) as metodologias de trabalho;
f) os instrumentos de trabalho do professor;
g) os profissionais e suas condições de trabalho;
h) o trabalho com a comunidade e com a família;
i) as formas de articulação da Educação Infantil com o Ensino Fundamental;
j) as formas de gestão institucional.
Nas próximas postagens, apresentaremos aqui, no CRINFANCIA, o que deve ser explicitado em cada um desses aspectos acima mencionados, aguardem!
REFERÊNCIAS: Faria, Vitória; Salles, Fátima. Currículo na Educação Infantil: Diálogo com os demais elementos da Proposta Pedagógica. Coleção Percursos. 2010, 1ª edição, São Paulo-SP, editora Scipione.
Nenhum comentário:
Postar um comentário