Segundo Ortiz e
Carvalho (2012, p. 108), este tipo de brincadeira consiste em
[...] ações de explorar
superfícies, que observamos tanto na brincadeira citada, quando o bebê mexe no
rosto do adulto, descobrindo seus buracos e saliências, como naqueles momentos
em que o bebê se lambuza com a comida, a papa, a sopa, o muco, a baba. A
criança experimenta com isso a construção de uma película, ou seja, a ideia de
um contorno, um invólucro, a noção de limite corporal. [...]
Para essas autoras este tipo de
brincadeira é primordial porque nessa faixa etária o bebê explora o mundo que o
rodeia a partir de seu próprio corpo, já que para ele, “o corpo e o espaço
coincidem”.
Para conhecer algumas dicas pedagógicas de brincadeiras que exploram o jogo de extrair superfícies contínuas clique aqui.
Referências: Ortiz, Cisele; De Carvalho, Maria Teresa Venceslau. Interações: ser professor de bebês - cuidar, educar e brincar, uma única ação. Coleção Interações, 2012, São Paulo,Ed. Blucher.
Referências: Ortiz, Cisele; De Carvalho, Maria Teresa Venceslau. Interações: ser professor de bebês - cuidar, educar e brincar, uma única ação. Coleção Interações, 2012, São Paulo,Ed. Blucher.
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