sexta-feira, 17 de maio de 2013

"Quando as imagens falam"

Segundo Costa (2010,p. 177) , os livros que narram histórias por meio de imagens constituem-se em obras preciosas que têm ganhado um bom espaço no mercado editorial e agradam as crianças as quais frequentam a Educação Infantil. Para essa autora "[...] a ilustração é um texto e, como qualquer imagem tem significados próprios e independentes". (Camargo, apud, Costa, 2010, p.177).

De acordo com Silvia Oberg, "traços, cores e formas atraem o nosso olhar desde a infância e, antes mesmo de falar, podemos interagir com grafismos, fotografias, desenhos e ilustrações". Desse modo, assim como, defende Oberg, acreditamos que "[...] a leitura das imagens antecede a das palavras e pode, inclusive, ser tomada como um primeiro passo à leitura do escrito". E, por acreditar nisso, que hoje, nós do CRINFANCIA, apresentamos uma dica pedagógica para Educação Infantil, voltada para a leitura e produção de texto da história "A chave" de Eva Furnari, presente no livro, "A bruxinha atrapalhada" da mesma autora:

Para conhecer a história e apresentá-la para sua turma clique aqui. Antes de apresentar as imagens que relatam a história, sugerimos que você, professor(a) em uma roda de conversa questione às crianças sobre:
- Quais seres usam varinha mágica?
- E se você tivesse uma varinha mágica? O que faria? (Nesse momento, aproveite para registrar em um cartaz as respostas das crianças).


Para apresentação da história e desenvolvimento da atividade, você poderá:
1- Utilizar cartazes ou slides, para que as crianças descrevam as imagens e organizem os fatos .
2- Orientar a produção do texto coletiva ou em pequenos grupos, tendo você, professor(a) como escriba.
3- Ou ainda, distribuir as imagens todas separadas e misturadas para que as crianças em pequenos grupos as organizem do modo como desejarem,  e por último, oriente a produção textual.
OBS: Na última parte do texto há essa imagem que apresentamos abaixo:


A Bruxinha entrando pela porta e o seu gatinho tentando impedi-la. Essa imagem pode gerar novos questionamentos e incentivar as crianças a imaginarem e criarem inúmeras possibilidades:
- O que há do outro lado da porta?
- Por que o gatinho está mordendo o vestido da Bruxinha?
- O que acontecerá quando a Bruxinha passar para o outro lado?
Enfim, por meio dessa imagem é possível produzir outras histórias.

Referências: Valdez, Diane; Lapot, Patrícia Costa. Ouvir e viver histórias na Educação Infantil: Um direito da criança. In, Arce, Alessandra; Martins, Lígia Márcia. Quem tem medo de ensinar na Educação Infantil? Em defesa do ato de ensinar. 2010, Campinas-SP, Ed. Alínea.
http://www.revistaemilia.com.br/mostra.php?id=173
Furnari, Eva. A Bruxinha Atrapalhada. 2003.São Paulo, Editora Global.

Nenhum comentário: