quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Apreciação de obras de artes com crianças - dicas pedagógicas



Barbieri (2012, p. 129-134), ao tratar da apreciação de obras de artes com crianças no livro, "Interações: onde está a arte na infância?", apresenta dicas pedagógicas importantes a serem consideradas por nós professores que atuamos na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.

Desse modo, ressalta a necessidade de o (a) professor (a) investigar o assunto com o qual vai trabalhar e, sobretudo, esteja atento para a investigação das crianças

[...] Por isso, perceber por meio da observação e da escuta o que as crianças já sabem e o que desejam saber, possibilita ao professor intenções claras na escolha do que (conteúdo) e do como (didática, estratégia) apresentá-lo às crianças. (BARBIERI, 2012, p. 129)

A autora destaca que não há uma correlação imediata entre nossa linguagem verbal e as obras de artes, sendo assim,  sugere que o (a) professor (a) conheçam mais obras e artistas, observando assim o mundo à sua volta.

E, ao apresentarmos uma obra de arte para as crianças, é necessário “[...] encarar essas obras, falar as imagens, falar sobre elas, dar tempo para que todos falem o que percebem, uma leitura compartilhada mais detida [...]” (2012, p. 130).


Ao ler uma obra de arte com as crianças, a autora explica que é importe tratar do contexto histórico da obra, contudo diz que não é necessário falar  em que século foi realizada, mas sim dizer que foi há muito tempo atrás , quando não existia carro e computador. Ou seja, a autora indica que é necessário apresentar o contexto histórico da obra de arte de forma acessível à criança.

Quanto à biografia do artista, a autora, sugere que seja apresentada somente se a obra pedir, por exemplo, se o artista morar em diferentes regiões e esse aspecto estiver presente na obra retratada.

E, por último Barbieri (2012, p. 133), destaca que é possível aprender com os elementos constitutivos da imagem (cores, formas, espaço, figuras, composição), ou seja, com aquilo que é visível na obra, "[...] e compartilhar esse aprendizado com as crianças, que também têm uma forma de perceber e falar das imagens [...]"

Referência: Barbieri, Stela. Interações: onde está a arte?, Coleção Interações. 2012. Ed. Blucher.


Nenhum comentário: