A Proposta Pedagógica, segundo Faria e Salles (2010, p. 34-35) deve esclarecer as metodologias que orientam o trabalho pedagógico, ou seja, "[...] significa refletir a respeito de formas de desenvolver o trabalho de cuidar e educar as crianças no cotidiano [...]". Dessa forma, a proposta pedagógica deve apresentar as opções do grupo de professores da Instituição de Educação Infantil quanto aos procedimentos, posturas, atitudes, estratégias e ações a serem adotadas nos diferentes tempos e espaços da instituição, revelando assim, o modo como o currículo será vivenciado na prática.
Faria e Salles (2010), apontam para a necessidade de os (as) professores (as) conhecerem diferentes formas de trabalho, para que possam fazer escolhas mais adequadas ao seu grupo de crianças e a cada situação, visto que, qualquer metodologia a ser adotada deve levar em conta as necessidades e interesses dos diferentes grupos de crianças. Nesse sentido, a escuta e a observação sobre a criança deve anteceder as escolhas metodológicas do (a) professor (a).
REFERÊNCIAS: Faria, Vitória; Salles, Fátima. Currículo na Educação Infantil: Diálogo com os demais elementos da Proposta Pedagógica. Coleção Percursos. 2010, 1ª edição, São Paulo-SP, editora Scipione.
REFERÊNCIAS: Faria, Vitória; Salles, Fátima. Currículo na Educação Infantil: Diálogo com os demais elementos da Proposta Pedagógica. Coleção Percursos. 2010, 1ª edição, São Paulo-SP, editora Scipione.
Nenhum comentário:
Postar um comentário