quarta-feira, 3 de abril de 2013

“O baú de histórias”


AS MEMÓRIAS DE “GUILHERME AUGUSTO ARAÚJO FERNANDES” E O
BAÚ DE HISTÓRIAS (2ª Parte)




Mediante esta sexta e última dica referente à sequência de atividades “O baú de histórias”, pretendemos propor uma situação de ensino-aprendizagem que permita às crianças perceberem a relação que há entre o baú de histórias da turma e a história “Guilherme Augusto Araújo Fernandes”, para isso, sugerimos que:

- Seja organizada uma roda de conversa na qual você possa trazer para o centro “o baú de histórias” contendo os objetos trazidos pelas crianças. Nesse momento, seria interessante retomar a história “Guilherme Augusto Araújo Fernandes” e ressaltar que cada objeto colocado na caixa organizada por Guilherme representava uma memória (uma história) vivida por dona Antônia Maria.

- Solicite a cada uma das crianças apresentarem o seu objeto dizendo: quem o presenteou, por que é o seu objeto preferido, enfim incentive-as a relatar como ele se relaciona com sua história.

- Registre por escrito o que dizem enquanto apresentam o seu objeto.
- Em outro momento leia para as crianças o que disseram sobre o seu objeto.
- Para finalizar organize com seu grupo de crianças uma exposição com suas produções elaboradas no decorrer dessa sequência, inclusive um cartaz contendo o que as crianças disseram em relação a suas memórias.

Nenhum comentário: