domingo, 28 de abril de 2013

Uma proposta de trabalho a partir do poema “A casa e o seu dono”, Elias José (parte 2).


DIFERENTES TIPOS DE MORADIA



Diferentemente do trabalho pedagógico com a leitura e a escrita pautado em palavras, sílabas ou letras isoladas, o texto é espaço de diálogo, de interação do sujeito com outro e produção de múltiplos sentidos. E, é exatamente isso que ocorre com o poema de Elias José, “A casa e o seu dono”, postado aqui no CRINFANCIA no dia 24/04/2013, pois, além de brincar com as palavras produzindo rimas às vezes sem o menor sentido, o texto também nos remete ao estudo da temática “MORADIA”, já que o poema descreve de forma divertida o tipo de moradia de alguns animais.
Dessa forma, nós do CRINFANCIA, a partir desse texto, apresentamos algumas dicas de atividades voltadas para a temática MORADIA, as quais abordam os seguintes aspectos:

- como e porque o homem passou a construir casas ? (Para conhecer um pouco mais sobre esse assunto clique aqui e veja algumas sugestões que encontramos no blog http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br), 
- os tipos de moradia,
- a criança e a sua moradia.
 Também seria interessante que as crianças conhecessem como alguns animais se protegem do vento, da chuva, do calor, do frio entre outros fenômenos da natureza.

Para começar, retome a leitura do poema “A casa e o seu dono” de Elias José, em seguida na roda de conversa oriente o diálogo em torno da temática moradia, incentivando as crianças a dizer onde moram e a descrever como é a sua casa. Clique aqui, para conhecer algumas sugestões de atividades voltadas para a temática moradia.






Nenhum comentário: