No livro "Quem adivinha?" de Helena M. Uehara e Vera Andrade encontramos importantes informações que você, professor(a) precisa saber para compreender a importância dessa brincadeira tradicional na prática pedagógica da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.
- As adivinhas são também conhecidas com enigmas ou adivinhações.
- Os fenícios, os gregos, romanos, o egípcios e outros povos antigos,já brincavam de adivinhas.
- Há também registros de adivinhas entre os indígenas e os africanos. Portanto, estão presentes no inteiro, são universais.
- Uma mesma adivinha pode variar de um região para outra, de um país para outro na maneira de formular a pergunta.
- As adivinhas são transmitidas de geração a geração oralmente e fazem parte do folclore.
- O primeiro livro de coleção de adivinhas, em Língua Portuguesa, data de 1603. Chama-se "Passatempo honesto de enigmas e adivinhações", Francisco Lopes.
Desse modo, conforme nos mostra Helena M. Uehara, as adivinhas fazem parte da tradição cultural da humanidade e, por isso, precisam ser resgatadas como forma de preservar e ensinar diversos conteúdos de diferentes áreas do conhecimento.
Considerando a relevância dessa brincadeira, nós do CRINFANCIA, estamos preparando um material impresso que poderá subsidiar a prática pedagógica de professores(as) da Educação Infantil e série iniciais do Ensino Fundamental. Aguardem, em breve, "Série Adivinhas".
Nenhum comentário:
Postar um comentário