segunda-feira, 29 de julho de 2013

Proposta Pedagógica: 5º aspecto (Organização e gestão do trabalho - parte 1)

A organização e a gestão do trabalho precisam ser explicitados na Proposta Pedagógica das instituições de Educação Infantil, porque, por meio desse aspecto a escola a escola organiza questões pedagógicas e administrativas de tal modo que fique evidenciado a coerência entre o discurso e prática. 

Desse modo, ao organizar a gestão do trabalho é necessário contemplar:

a) A organização do currículo: ao se elaborar o currículo é fundamental compreender que este precisa articular-se com todos os outros aspectos da Proposta Pedagógica, não podendo ser elaborado de forma isolada. E, conforme nos mostra Faria e Salles (2010, p. 32)


No contexto específico da Educação Infantil, explicitar o currículo em uma Proposta Pedagógica representa apontar as experiências a serem trabalhadas com as crianças na IEI, organizando todos os saberes, conhecimentos, valores e práticas que possibilitam o cuidar e educar crianças de 0 até 6 anos de idade.

b) Organização dos tempos: De acordo com Faria e Salles (2010, p. 32), a organização dos tempos nas Instituições de Educação Infantil deve ser pensada sobre duas vertentes: a institucional e no cotidiano do trabalho.

Sobre a vertente institucional, a Proposta Pedagógica deve apresentar e justificar de maneira coerente a maneira como se organizam:


  • os períodos de atendimento - parcial, integral, diurno ou noturno;
  • a cobertura dos atendimento durante o ano civil, com ou sem período de férias;
  • os horários de funcionamento de acordo com o público atendido;
  • a carga horária de seus funcionários e a forma de distribuição dessas horas no dia a dia;
  • o período de adaptação das crianças e suas famílias;
  • o calendário anual, com atividades coletivas juntos às crianças, às famílias, à comunidade e aos profissionais da instituição.
Quanto a organização dos tempos na vertente do cotidiano do trabalho Faria e Salles (2010, p. 33), explica que este está diretamente relacionado ao tempo dos (as) professores (as) nas ações de cuidar e educar, ou seja;


  • a organização mensal, semanal, a rotina diária das atividades articulada com as atividades coletivas da instituição, isto é, a dinâmica do planejamento;
  • a alternância entre os diversos tipos de atividade.
As autoras ainda sugerem:


Refletir sobre as rotinas institucionais é fundamental, pois elas são organizadoras estruturais das experiências cotidianas, auxiliando os professores a organizar seu trabalho e as crianças a construir a noção de tempo. É por meio da organização dos tempos na IEI que se evidenciam as prioridades do currículo que ali se desenvolve.

REFERÊNCIAS: Faria, Vitória; Salles, Fátima. Currículo na Educação Infantil: Diálogo com os demais elementos da Proposta Pedagógica. Coleção Percursos. 2010, 1ª edição, São Paulo-SP, editora Scipione.

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