Conforme nos mostra Farias e Salles (2010, p.31), as finalidades e objetivos da instituição devem estar explicitados em sua Proposta Pedagógica, tendo como base o contexto sociocultural e as concepções já apresentados, desse modo, ressaltam que é necessário:
apontar o sentido e a
razão de ser dessa instituição, colocando a criança como centro do processo
educativo. Significa reconhecê-la como sujeito que tem direito ao cuidado e à
educação em instituições de caráter educativo, em complementação à ação da
família e da comunidade.
Em relação aos objetivos, as autores sugerem que estejam relacionados ao desenvolvimento e aprendizagem da criança, não perdendo de vista a integralidade desse processo, nas suas dimensões afetivas, cognitivas, físicas, sociais e culturais.
REFERÊNCIAS: Faria, Vitória; Salles, Fátima. Currículo na Educação Infantil: Diálogo com os demais elementos da Proposta Pedagógica. Coleção Percursos. 2010, 1ª edição, São Paulo-SP, editora Scipione.
Nenhum comentário:
Postar um comentário