segunda-feira, 8 de julho de 2013

Proposta pedagógica: 3º aspecto (Concepções norteadoras)

Por mais que se relute,  não há como negar que toda prática está respaldada em concepções teóricas. Mesmo que de forma não intencional o nosso fazer está carregado de uma visão de sociedade, de ser humano, de criança, de desenvolvimento e aprendizagem, de educação e cuidado. 

Contudo, conforme nos mostra Faria e Salles (2010), essas visões e concepções precisam ser avaliadas, refletidas e reelaboradas no momento da elaboração da Proposta Pedagógica a partir de pressupostos teóricos que de fato sejam presentificados na prática.


Nesse sentido, o momento de elaboração da Proposta Pedagógica se constitui em oportunidade de se revelar e discutir as crenças e os valores que estão subjacentes à prática, fundamentando-a teoricamente e buscando coerência entre o discurso e as ações vivenciadas no cotidiano.

REFERÊNCIAS: Faria, Vitória; Salles, Fátima. Currículo na Educação Infantil: Diálogo com os demais elementos da Proposta Pedagógica. Coleção Percursos. 2010, 1ª edição, São Paulo-SP, editora Scipione.

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