Por mais que se relute, não há como negar que toda prática está respaldada em concepções teóricas. Mesmo que de forma não intencional o nosso fazer está carregado de uma visão de sociedade, de ser humano, de criança, de desenvolvimento e aprendizagem, de educação e cuidado.
Contudo, conforme nos mostra Faria e Salles (2010), essas visões e concepções precisam ser avaliadas, refletidas e reelaboradas no momento da elaboração da Proposta Pedagógica a partir de pressupostos teóricos que de fato sejam presentificados na prática.
Nesse sentido, o momento de elaboração da
Proposta Pedagógica se constitui em oportunidade de se revelar e discutir as
crenças e os valores que estão subjacentes à prática, fundamentando-a
teoricamente e buscando coerência entre o discurso e as ações vivenciadas no
cotidiano.
REFERÊNCIAS: Faria, Vitória; Salles, Fátima. Currículo na Educação Infantil: Diálogo com os demais elementos da Proposta Pedagógica. Coleção Percursos. 2010, 1ª edição, São Paulo-SP, editora Scipione.
Nenhum comentário:
Postar um comentário