quinta-feira, 18 de abril de 2013

TWISTER CORPORAL


No livro, “Corpo em Movimento na Educação Infantil”, dos autores, Vilma Lení Nista-Picollo e Wagner Wey Moreira (Cortez Editora), encontramos a sugestão da atividade, TWISTER CORPORAL, bastante interessante e tem como eixo o Movimento. Conforme, apresentamos na imagem abaixo, para realizar essa atividade, você, professor (a) precisará confeccionar vários tapetes contendo desenhos das diferentes partes do corpo (mão direita e esquerda espalmadas, pé direito e esquerdo, cotovelos, joelhos, bumbum etc.), as quais poderão estar definitivamente colados ou com velcro em tapetes de E.V.A coloridos ou em colchonetes. As autoras sugerem ainda, que no lugar do desenho das partes do corpo sejam colados (círculo, triângulos, quadrados etc.)

Corpo em movimento na Educação Infantil. 2012. São Paulo, SP. Cortez Editora.
Para realização dessa atividade, nós, do CRINFANCIA, sugerimos que ao propor esta atividade, você, professor (a) faça uma roda de conversa para apresentar os diferentes tapetes e ao fazer isso, questione com as crianças sobre o que estão vendo e como pensam que poderiam fazer para brincar explorando os desenhos contidos nos diferentes tapetes.


Em seguida, proponha que façam tentativas de como brincar orientando-se pelos desenhos contidos nos tapetes, das diferentes partes do corpo de acordo com as imagens identificadas. Isso significa que, se em um tapete houver o desenho da mão esquerda direcionada para trás (no sentido contrário àquele que o aluno avança), é assim que a criança deverá se apoiar.

Outra possibilidade sugerida pelas autoras é o deslocamento aliado ao equilíbrio estático. Conforme as crianças forem se deslocando pelo espaço sobre os tapetes, pedir a elas que criem poses sobre determinadas imagens para serem fotografadas. Outra sugestão é fazer uma exposição com as fotos tiradas, inclusive uma criança poderá tirar foto em mais de um tapete.

Corpo em movimento na Educação Infantil. 2012. São Paulo, SP. Cortez Editora.
Fonte: NISTA-PICCOlO, Vilma Lení. MOREIRA, Wagner Wey. Corpo em movimento na Educação Infantil. 2012. São Paulo, SP. Cortez Editora.


2 comentários:

Rosely Hourneaux disse...

Excelente atividade! Farei com meus alunos!

Unknown disse...

Que bom Rosely que tenha gostado dessa atividade! Conte nos como foi a realização dessa atividade com os seus alunos...é muito importante que vocês professores compartilhem suas experiências
Abraços
Eliane e Mônica