De
acordo com o que encontramos na Wikipédia, o caça-palavras é um
jogo que consiste no arranjo de letras aparentemente aleatórias em
uma grade quadrada ou retangular.
O
objetivo do jogo é encontrar e circundar as palavras escondidas na
grade tão rapidamente quanto possível. As palavras podem estar
escondidas verticalmente, horizontalmente ou diagonalmente dentro da
grade. As palavras são arranjadas normalmente de modo que possam ser
lidas da esquerda para a direita ou de cima para baixo [...]
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Ca%C3%A7a-palavras,
acesso em 18/07/2013)
Desse
modo, o jogo de caça-palavras é ideal para crianças que estão em
processo adiantado de apropriação da linguagem escrita ou que já
sejam alfabetizadas. Por meio, desse jogo é possível desenvolver a
percepção, atenção e concentração, já que é necessário
procurar palavras em um bloco de letras.
Nota-se
que o caça-palavras é essencialmente uma atividade de leitura na
qual a criança precisa encontrar a palavra para completar a grade
que o compõe. Sendo assim, ao identificar as palavras, a criança
tem a oportunidade de conhecer as convenções do nosso sistema
alfabético-ortográfico.
b) Orientações Didáticas
Para
nós do CRINFANCIA a leitura pressupõe diálogo entre o texto
escrito e o seu leitor, por isso, o caça-palavras que estamos
propondo é muito mais do que simplesmente encontrar
palavras isoladas e inseridas em uma grade. Ou seja, o caça-palavras
sugerido responderá aos enigmas propostos nas adivinhas, contudo,
sugerimos que os enunciados que constituem cada adivinha provoque
diálogo entre professor(a) e alunos e alunos entre si, de tal modo
que as crianças possam: levantar hipóteses, argumentar o seu ponto
de vista, imaginar, raciocinar, apropriar-se e produzir
conhecimentos.
Desse modo, clique aqui para conhecer o caça-palavras e em seguida leia abaixo alguns encaminhamentos que poderão contribuir para sua prática pedagógica.
Desse modo, clique aqui para conhecer o caça-palavras e em seguida leia abaixo alguns encaminhamentos que poderão contribuir para sua prática pedagógica.
· Quanto mais as crianças
estiverem no início do processo de apropriação da linguagem escrita ou que não
conhecerem o jogo de caça palavras, propomos que a leitura e as discussões
sejam realizadas no coletivo. Nesse momento, você professor (a) poderá
registrar na lousa ou cartaz as respostas dadas e, em seguida apresentar de
modo ampliado o diagrama do caça-palavras para que as crianças possam verificar
se alguma das hipóteses levantadas podem ser encontrada.
· Se as crianças já
estiverem em um estágio mais avançado de apropriação do sistema de escrita
alfabético-ortográfico, essa atividade poderá ser realizada em pequenos grupos,
no qual uma criança assumirá o lugar de leitora das adivinhas, uma de escriba
das hipóteses levantadas pelo grupo e por último um componente do grupo tentará
encontrá-las no diagrama. Para esse grupo, no que tange a linguagem escrita
será possível comparar o quanto suas escritas se aproximam ou distanciam-se da
escrita convencional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário