JOGO DE TABULEIRO |
Este jogo é composto por:
- 1 tabuleiro com desenhos que respondem às adivinhas;
- 44 fichas contendo as adivinhas (clique aqui - cartelas 1, clique aqui - cartelas 2, clique aqui - cartela 3);
- 54 fichas com seis cores diferentes para que os grupos marquem a resposta no tabuleiro (clique aqui - para imprimir as fichas).
Como jogar:
- Dependendo da faixa-etária ou nível de apropriação da leitura e da escrita em que se encontra o seu grupo de crianças, você professor (a) poderá organizar a turma em até seis grupos, para isso talvez seja necessário ampliar o tabuleiro de modo que ele fique no centro da sala e todas as crianças dos grupos possam visualizá-lo. Desse modo, as cartelas serão organizadas em uma pilha em que um representante de cada grupo na sua vez irá retirar uma cartela e entregar para que, você professor (a) a leia. O grupo que primeiro responder a adivinha deverá colocar a ficha com a cor que representa o grupo em cima da figura que representa a resposta. Ganha o jogo, o grupo que primeiro terminar as fichas.
- Caso o seu grupo de crianças já esteja em um nível mais avançado de apropriação da leitura e da escrita, o material acima apresentado, poderá ser reproduzido em maior quantidade para que as crianças possam disputar entre si e não mais em equipes, como na sugestão anterior, nesse caso, as fichas que marcam as respostas representarão cada componente do grupo.
Esse jogo, assim como, o " bingo de adivinhas com desenhos", postado aqui no Crinfancia em 25/10/2013, constitui-se também em uma atividade de leitura, porque os desenhos que estão dispostos no tabuleiro assumem a condição de escrita, visto que, os desenhos estão entre o objeto em si e a escrita (que é uma representação de 2ª ordem), ou seja, os desenhos são uma representação da ideia dos objetos em si, e, a escrita, por sua vez, é uma representação dos sons e das palavras da linguagem oral, por isso é considerada uma representação de 2ª ordem.
Desse modo, ao responderem as adivinhas identificando os desenhos correspondentes no tabuleiro, as crianças estão realizando um tipo de leitura, a qual contribui significativamente no processo de apropriação da linguagem escrita, posto que, paulatinamente passam a compreender a ideia de representação, ou seja, que são utilizados diferentes símbolos e signos para representar: os objetos, as ideias, os sons e as palavras da linguagem oral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário