Se a linguagem é viva, muitas
palavras podem ser contadas e cantadas, criando espaços e momentos de
interlocução, partilhando afetos e conhecimento. E a linguagem escrita? Há
também lugar para ela na educação infantil, claro, pois, vivemos numa sociedade
letrada que faz uso da leitura e da escrita em seu cotidiano. Isso não quer
dizer que devemos ensinar “as letras” para as crianças desde a mais tenra
idade, como tampouco, em oposição, retirar todo material escrito das salas de
aula de educação infantil.
É preciso, antes de tudo, não
esquecer que a escrita está dentro da escola porque está fora dela, no mundo: a
escrita não é um objeto escolar! É igualmente necessário pensar na função
social da escrita: para que ler e escrever? Para fazer as lições escolares?
Para repetir a palavra da professora? Para cumprir um objetivo escolar,
destituído de sentido? (OSTETTO, 2004, p. 84-85).
Considerando a epígrafe acima, nós do
Crinfancia, concebemos o TEXTO a unidade básica para o ensino da
linguagem escrita em qualquer etapa de ensino, sobretudo, na Educação Infantil,
porque é no texto que a linguagem se realiza, já que o processo de interlocução
entre os sujeitos, seja no discurso oral ou escrito, não se dá por meio de
palavras, sílabas ou letras soltas, mas sim por meio de enunciados concretos.
E, é
pensando nisso que entendemos o quanto o texto da música "Ora bolas",
pode produzir inúmeros sentidos, os quais por sua vez, contribuem para a
apropriação de conhecimentos em diversas áreas. Por exemplo, mediante a apresentação
desse texto, você professor (a), da Educação Infantil ou séries iniciais do
Ensino Fundamental poderá:
- Apresentar textos informativos que tratem da história de como surgiu a bola (clique aqui e conheça o texto);
- Listar juntamente com as crianças os esportes que utilizam bolas (clique aqui para visualizar imagens). Ao apresentar as imagens de esportes que utilizam bolas, sugerimos, que você professor (a), converse com o seu grupo de crianças sobre algumas características dessas diferentes modalidades de esportes;
- Realizar exposição de bolas de diferentes formatos e tamanhos;
- Propor um caça-palavras com nome de esportes que utilizam bolas (clique aqui para conhecer e baixar o caça-palavras).
REFERÊNCIAS: Ostetto, Luciana Esmeralda; Leite, Maria Isabel. Arte, infância e formação de professores: Autoria e transgressão. 2004, Campinas-SP, Ed. Papirus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário