a)
Pressupostos teóricos da atividade
De acordo com Gontijo e Schwartz (2009, p.16-67), defendem o ensino de alguns conhecimentos necessários à aprendizagem de leitura e da escrita, os quais são:
1º Conhecimento: Os sistemas de escrita
2º Conhecimento: História dos Alfabetos
3º Conhecimento: Nosso alfabeto
4º Conhecimento: Distinção entre desenho e escrita
5º Conhecimento: As letras do nosso alfabeto
6º Conhecimento: Compreensão da direção convencional da escrita
7º Conhecimento: Símbolos utilizados na escrita
8º Conhecimento: Compreensão da finalidade de segmentação dos espaços em branco
9º Conhecimento: Relações entre sons e letras e letras e sons
Contudo, as autoras ressaltam que o ensino desses conhecimentos devem acontecer de forma integrada às dimensões leitura e produção de textos orais e escritos.
E na brincadeira que envolve as adivinhas e o jogo "Descubra a Palavra", será possível de forma lúdica e dialógica ensinar, sobretudo, o 5º Conhecimento ( As letras do nosso alfabeto), pois ao dialogar sobre as hipóteses que possivelmente respondem aos enigmas propostos no jogo (clique aqui para conhecer o jogo), você, professor (a), estará ensinando:
- o nome das letras do alfabeto;
- a categorização gráfica da letras;
- categorização funcional das letras (ortografia);
- e a direção dos movimentos ao escrever as letras.
b) Orientações Didáticas
O jogo "Descubra a palavra" é composto por 40 cartelas, sendo:
- 20 cartelas para preencher com letras e formar as palavras que respondem às adivinhas;
- e 20 cartelas com as respostas e as pistas para ajudar a responder às adivinhas.
O objetivo desse jogo é instigar as crianças pensarem por meio da leitura das pistas as respostas que completam os enigmas presentes em cada cartela.
Dependendo do nível de apropriação da linguagem escrita em que se encontram o seu grupo de crianças, você, professor (a) poderá:
- apresentar as cartelas para completar em cartazes para que coletivamente o seu grupo sugira respostas e as letras que compõem as palavras.
- dividir o grupo em duplas ou equipes e as cartelas poderão ser preenchidas com letras do alfabeto móvel.
Aqui estamos apresentando essas duas possibilidades de utilização para o jogo "Descubra a Palavra", mas acreditamos que cada professor (a), poderá criar outras maneiras de orientar essa brincadeira. Então, que tal você compartilhar aqui no blog o modo como você propôs esse jogo?
Referências: Gontijo, Claudia Maria Mendes; Schwatz, Cleonara Maria. Alfabetização: Teoria e Prática. 2009, Curitiba, PR: Sol.
Referências: Gontijo, Claudia Maria Mendes; Schwatz, Cleonara Maria. Alfabetização: Teoria e Prática. 2009, Curitiba, PR: Sol.
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