o desenvolvimento da capacidade de ler, no futuro, os textos escolares
[porque afinal eles existem]... A leitura é um prazer que também se ensina"
José Moutinho Viale (grifos das autoras)
Acreditamos que por meio do uso de adivinhas bem estruturadas, como as que compõem o nosso folclore, contribuímos para que a criança adentre ao mundo da cultura escrita de forma lúdica e prazerosa.
E, a nossa dica pedagógica de hoje para Educação Infantil e série iniciais do Ensino Fundamental é unir a utilização das adivinhas com as palavras cruzadas. Porque, assim como, as adivinhas, as palavras cruzadas contribuem para que as crianças compreendam a escrita, o sentido das palavra e sua ortografia.
Conforme nos mostra Hamze, a própria criança ao tentar adivinhar e escrever as repostas no diagrama da palavra cruzada consegue reconhecer que sua resposta não é a correta ou que cometeu erros ortográficos. Dessa forma, "[...] esquematizados como
'espaços fechados de escrita', não há como preenchê-los escrevendo
incorretamente. Esta perspectiva está circundada nos cruzamentos e na
quantidade de quadrinhos reservados para cada palavra[...]".
Agora clique aqui para ver a cruzadinha que preparamos como sugestão e em seguida acompanhem os encaminhamentos para essa atividade:
Sabemos que as adivinhas têm uma resposta correta para cada enigma que as constitui, contudo, não podemos permitir que essa condição comprometa a dialogicidade que pretendemos enfatizar quando propomos o trabalho com a linguagem escrita, tomando o texto como unidade de ensino.
Nesse sentido, sugerimos :
Agora clique aqui para ver a cruzadinha que preparamos como sugestão e em seguida acompanhem os encaminhamentos para essa atividade:
Sabemos que as adivinhas têm uma resposta correta para cada enigma que as constitui, contudo, não podemos permitir que essa condição comprometa a dialogicidade que pretendemos enfatizar quando propomos o trabalho com a linguagem escrita, tomando o texto como unidade de ensino.
Nesse sentido, sugerimos :
- que as adivinhas sugeridas no link acima, sejam lidas e discutidas em roda de conversa. Nesse momento permita que as crianças digam suas respostas e as justifique,
- registre no quadro (ou lousa) as respostas que as crianças dão para cada adivinha,
- leve a turma a escolher dentre as respostas registradas no quadro aquela que melhor responde ao enigma em questão.
- por último apresente o diagrama da palavra cruzada a ser preenchida, explicando que há respostas as quais as palavras serão escritas na horizontal e outras na vertical.
Referências:
Nenhum comentário:
Postar um comentário