No livro “Brincadeiras Infantis nas aulas de
Matemática” (volume 1), as autoras Kátia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz e
Patrícia Cândido, defendem a realização de brincadeiras com bolas na Educação
Infantil, porque:
Individualmente ou em grupo, os jogos com bola
são praticados por meninas e meninos de todas as idades nas mais variadas
regiões do país. A bola é um objeto muito importante e que pode utilizado em
diferentes momentos de atividades na escola, não apenas por estar incluída na
cultura do povo, mas também por trazer diferentes variações de jogos: com alvo,
sem alvo, de competição, em times, individuais.
Os jogos com bola, além
de estimularem a participação ativa dos alunos numa recreação orientada e
dinâmica, dão uma grande contribuição ao trabalho educacional, tendo também a
vantagem de exigir material prático de fácil acesso às escolas. Por suas
dimensões simbólicas, sua forma, suas possibilidades de deslocamento e controle,
a bola constitui uma peça sempre presente nos rituais lúdicos de todas as
culturas. A manipulação do objeto (bola) permite o desenvolvimento motor e
proporciona a cooperação entre os companheiros.
Ao passar a bola de mão
em mão ou de pé em pé, por exemplo, a criança, além de entender as regras do
jogo, assume responsabilidades, percebe sua função no grupo, coloca seu papel
em comparação com o dos amigos.
Em matemática as
brincadeiras com bola auxiliam no desenvolvimento de habilidades como noção de
espaço, tempo, direção, sentido, identificação e comparação de formas geométricas
(bola e círculo), contagem, comparação de quantidades, noção de adição (STOCCO,
DINIZ, CÂNDIDO, 2010, p. 44).
Considerando a relevância do trabalho pedagógico
com bolas na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental,
conforme apresentado pelas autoras acima mencionadas, que nós do Crinfancia,
estaremos nas próximas postagens apresentando dicas pedagógicas que sugerem a
realização de atividades lúdicas utilizando esse objeto, aguardem!
Referência:
Stocco,
Kátia Smole; Diniz, Maria Ignez; Cândido, Patrícia. Brincadeiras Infantis nas aulas de Matemática, vol 1. 2010. Porto Alegre – RS, artmed.
Nenhum comentário:
Postar um comentário