terça-feira, 26 de março de 2013

“O baú de histórias”


DO OBJETO À OBRA DE ARTE (ESCULTURA COM MASSINHA, ARGILA OU PAPEL MARCHE)


A dica de atividade para hoje, é oferecer condições para que as crianças representem o objeto escolhido por meio da escultura. Para isso, sugerimos:

- uma exposição interna ou externa à sala de aula, para que as crianças além de apreciarem os objetos trazidos de casa, possam apreciar também o desenho do objeto produzido por elas.
- em seguida explique que um objeto pode ser representado de várias maneiras: fotografia, desenho, escultura, entre outras.
- ao disponibilizar materiais como massinha, argila ou papel marche, oriente-as a representar o objeto escolhido por meio da escultura.

Agora você e sua turma terão mais uma produção para compor a exposição de trabalhos realizados até esse momento.


Fundamentos Teóricos da Atividade: Ao propormos essa experiência de ensino-aprendizagem estamos partindo da premissa de que para a criança desenvolver sua capacidade criadora é necessário oferecer condições para que ela aprenda a utilizar-se de diferentes linguagens, ou seja, de diferentes formas de representação. Vale ressaltar também que:

Quando vai desenhar, pintar, esculpir etc. a criança enfrenta, sim, o desafio motor. A melhor forma de enfrentar esse desafio é desenhando, pintando, esculpindo etc, isto é, não é necessário criar exercícios motores sem significação, reduzindo o desenho e a pintura aos seus aspectos puramente motores. Na medida em que desenha mais e mais, a criança aprimora seus movimentos e pode fazê-lo sem perder a dimensão criadora e autoral. Todo o movimento que ela faz ao trabalhar com a argila, com a massinha, com sucatas, desenhos, pinturas, colagens etc. estará favorecendo a qualidade de seus movimentos, inclusive para a escrita. Quando a criança tem oportunidades de desenhar, esculpir e modelar, não há a menor necessidade de que ela faça exercícios psicomotores específicos. Esse tipo de exercício esvazia o caráter autoral da expressão gráfica dos meninos e meninas com os quais trabalhamos e incentivam a reprodução de estereótipos  (PROINFANTIL, Mód. IV – Unid. 5, Vol 2, 2006, p. 34).
.
Fonte: COLEÇÃO PROINFANTIL, COLEÇÃO PROINFANTIL, Módulo IV, Unidade 4, Volume 2,      MEC, 2006.                                                                       
           www.vidadepimpolho.com
                    

Nenhum comentário: