domingo, 10 de março de 2013

Apreciação Musical

Agora que já disponibilizamos a letra e o vídeo da música “Já sabe”, passaremos a sugerir uma sequência de atividades que lhe permitirá conhecer melhor as crianças de sua turma e desenvolver diversas situações de ensino-aprendizagem significativas como: apreciação musical, roda de conversa, desenho, leitura, escrita de códigos, contagem oral, registro de tabelas e gráficos.

1ª DICA: INICIALMENTE VOCÊ PODERÁ RECEPCIONAR AS CRIANÇAS UTILIZANDO A MÚSICA SUGERIDA COMO SOM AMBIENTE. ENQUANTO ELAS BRINCAM, OBSERVE SE JÁ CONHECEM A LETRA E SE TENTAM CANTAR OU DANÇAR.

2ª DICA: POSTERIORMENTE VOCÊ PODERÁ CONDUZIR A APRECIAÇÃO DA MÚSICA, ORIENTANDO AS CRIANÇAS A PRESTAREM ATENÇÃO NA LETRA, NO RITMO E NOS INSTRUMENTOS.


Fundamentos Teóricos da Atividade: Para nós do CRINFANCIA, o (a) professor (a) valoriza o seu fazer quando tem conhecimento do por que e para que propõe determinada atividade. Nesse sentido, consideramos relevante refletir sobre a importância do trabalho com a música na Educação Infantil.

“Música é linguagem, é expressão, é sentimento que reflete a consciência, o modo de perceber, pensar e sentir os indivíduos, da comunidade, das culturas e das religiões em seu processo sócio-histórico (BRITO, apud, PROINFANTIL, 2006, p.27)

A música é uma das diversas manifestações culturais que possibilitam “[...] ricas formas de experimentação do mundo, de compartilhamento corporal de conhecimentos, memórias, valores, conceitos e preconceitos, com todas as suas marcas e tensões [...]” (PROINFANTIL, 2006, p. 27).

Dessa forma, quando você, professor (a) da Educação Infantil, inclui no seu planejamento atividades voltadas para a MÚSICA, a dança, o teatro e outras manifestações culturais, você permite que a criança experimente e se aproprie do mundo, fazendo parte de sua história, tornando-as sujeitos que podem “[...] desconstruir discursos e construir novos até então inimagináveis” (2006, p. 27).

Vale ressaltar que a música é uma linguagem que possui seus conhecimentos próprios. Nesse sentido, ao promover situações de ensino-aprendizagem por meio da linguagem musical, o (a) professor (a) contribui para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da auto-estima e autoconhecimento, além de estar possibilitando meios de integração social.

Partindo dessas premissas ao propor atividades que visam desenvolver a música como linguagem DEVE-SE EVITAR:


  • utilizar a música para formar hábitos e comportamentos como: lavar as mãos antes do lanche, escovar os dentes, respeitar o farol etc;


  • a realização de comemorações relativas ao calendário de eventos do ano letivo simbolizados no dia da árvore, dia do soldado, dia das mães etc;


  • e a memorização de conteúdos relativos a números, letras do alfabeto, cores etc., traduzidos em canções. 
Sendo assim, defendemos que as práticas envolvendo essa linguagem na Educação Infantil priorizem atividades que destaquem a criação e a elaboração musical.

Fiquem atentos, nos próximos posts estaremos a partir da música “Já sabe”, sugerindo atividades e reflexões sobre a roda de conversa e desenho
Até mais!!!

FONTE: COLEÇÃO PROINFANTIL, Módulo IV, Unidade 4,Volume 2, MEC, 2006



3 comentários:

Soraya Mendonça disse...

O link não está direcionando corretamente para o site www.pedagogiaaopedaletra.com

Soraya Mendonça disse...

O link informado não está direcionando para o site indicado.Obrigada.

eliane monica maria lúcia disse...

Soraya, boa noite

Não sei o que está acontecendo, também tentei de diversas maneiras acessar esse link e não estou conseguindo. Vou tentar de outras maneiras depois lhe informo.
Obrigada pela participação;
Equipe Crinfancia