sexta-feira, 29 de março de 2013

A tela do artista, inspiração para a expressão corporal infantil


Dê liberdade e a criança experimentará a arte!”

Na página do Antropoética - Arte educação e Movimento, encontramos a imagem que segue abaixo a qual nos sugere possibilidades de atividades interessantes de serem vivenciadas pelas crianças na Educação Infantil.


A partir dessa imagem pensamos na possibilidade de se propor momentos de apreciação de obras de artes com a criança em que ao mesmo tempo, que observa possa realizar a releitura utilizando-se do movimento e de sua expressão corporal. Para isso, você, professor (a) poderá:

- Expor por meio de slides ou cópias impressas, obras de arte que retratem a figura humana.
- Solicitar às crianças que escolham uma tela para imitar, a partir daí é possível também, fotografá-las ou ainda, em pares as crianças entre si poderão desenhar o colega enquanto faz a pose.

Essas são apenas algumas de tantas outras possibilidades de propostas de atividades a partir da articulação das artes plásticas com o movimento e a expressão corporal. Clique aqui e veja algumas telas de artistas que disponibilizamos.


Fundamentos Teóricos da Atividade: Mediante propostas de atividades como essa, acreditamos estar contribuindo para o desenvolvimento da imaginação e capacidade criadora da criança, posto que, ao contrário do que comumente se pensa a imaginação e a criatividade não são capacidades natas. De acordo com Vigotski (2009, p. 22), essas capacidades originam-se exatamente do acúmulo de experiências, portanto, “[...] quanto mais rica é experiência, mais deve ser também a imaginação.”

A partir dessa premissa, a prática pedagógica na Educação Infantil deve “[...] ampliar a experiência da criança, caso queira criar bases suficientemente sólidas para a sua atividade de criação [...]” (2009, p. 23), pois, “[...] quanto mais a criança viu, ouviu e vivenciou, mais ela sabe e assimilou; quanto maior a quantidade de elementos da realidade de que ela dispõe em sua experiência  - sendo as demais circunstâncias as mesmas -, mais significativa e produtiva será sua atividade de imaginação [...]”(2009, p. 23).

              VIGOTSKI, LEV S. Imaginação e criação na infância, São Paulo: Ática, 2009



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