terça-feira, 5 de março de 2013

Quebra-cabeça com fotos


Olá, professores (as), hoje vamos continuar a tratar de atividades que contribuem para a formação vínculos afetivos entre você e as crianças de seu grupo, utilizando a foto como um recurso.

A dica de hoje é a confecção de quebra-cabeças a partir das fotos trazidas pelas crianças, dessa forma, para começar vamos tratar um pouco de como surgiu o quebra-cabeça e como é possível contribuir para o processo de desenvolvimento do educando fazendo intervenções mediante a utilização desse brinquedo.

Conforme encontramos no blog culturapopnaweb, quem comumente recebe os créditos por ter inventado esse artefato é o cartógrafo inglês John Spilsbury, o qual por volta do ano de 1760, com o objetivo de ajudar as crianças a aprender mais sobre geografia, colou mapas sobre finas placas de madeira e, com um estilete, recortou os países em suas fronteiras, originando várias peças. Com esse novo método, as crianças aprendiam a identificar os países e sua localização enquanto se divertiam.

Como podemos ver , inicialmente o quebra-cabeça foi inventado para ajudar o professor a ensinar conteúdos escolares, entretanto com o passar do tempo tornou-se um interessante passatempo para todas as idades e, em 1820 os quebra-cabeças já eram um dos principais brinquedos didáticos. Se quiser saber mais sobre o assunto clique aqui

Sendo assim, os quebra-cabeças desde sua origem são utilizados como um recurso didático que enquanto possibilita o ato de brincar permite também o ensino de conteúdos e o desenvolvimento de capacidades.  Por meio do planejamento de atividades que atendam as crianças considerando sua idade e seu ritmo, na Educação Infantil a utilização de quebra-cabeças também pode contribuir significativamente para o desenvolvimento: da noção espacial, visual, social, coordenação motora, raciocínio lógico, criatividade, imaginação, percepção, concentração, entre outras.


PARTINDO DESSAS VÁRIAS POSSIBILIDADES, SUGERIMOS QUE APÓS AS CRIANÇAS JÁ ESTAREM BASTANTE FAMILIARIZADAS COM AS FOTOS EXPOSTAS NO ESPAÇO DA SALA DE AULA QUE SEJAM CONFECCIONADOS QUEBRA-CABEÇAS.

Para as crianças entre 2 e 3 anos, você pode decompor as fotos em duas ou três partes, uma parte entregar à criança e as outras misturar numa caixa para que elas próprias consigam encontrar a parte que completa a sua imagem. E, não se esqueça, é muito importante registrar em caderninho as reações das crianças nesses momentos.

Já para as crianças maiores, entre 4 e 5 anos é possível:
· Dividir a imagem em maior quantidade de peças,
· O professor pode traçar as linhas e permitir que a própria criança recorte (decomponha a imagem) e em seguida recomponha,
·      Também é possível a criança com orientação do professor confeccionar o seu próprio quebra cabeça.



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