quarta-feira, 27 de março de 2013

UM BICHINHO DIFERENTE



Ainda é bastante polêmica a questão se a Educação Infantil alfabetiza ou não. Para nós do CRINFANCIA, na Educação Infantil a criança deve antes de tudo compreender a função social da escrita, ou seja, para que e porque se utiliza a linguagem escrita.

Desse modo, se você professor (a) já consegue perceber que as crianças com as quais trabalha já possuem essa compreensão, o próximo passo é planejar situações de ensino-aprendizagem que lhes permitam apropriar-se da CATEGORIZAÇÃO GRÁFICA DAS LETRAS (o aspecto gráfico das letras) e de seu PRINCÍPIO ACROFÔNICO (ou seja, por meio do nome das letras é possível perceber em seu início, o som característico que a letra representa no sistema de escrita)

E para trabalhar esses dois conhecimentos de forma bastante lúdica encontramos no blog http://atelierdebrinquedos.com/ ou na Fan Page  https://www.facebook.com/atelierdebrinqquedos um bichinho de pelúcia confeccionado a partir do poema “UM BICHINHO DIFERENTE” de Priscila Ramos de Azevedo, conforme segue abaixo:






Experimente confeccionar um brinquedo como esse em sua turma, por meio dele será possível realizar atividades bem legais em sala de aula ou na interação da escola com a família. Para saber mais clique aqui


OBSERVAÇÃO: Em outro momento discutiremos a respeito da Alfabetização na Educação Infantil.


Fonte: Cagliari, Luiz Carlos. Alfabetizando sem o BÁ-BÉ-BI-BÓ-BU, São Paulo: Scipione, 1998.


















Nenhum comentário: