ORGANIZAÇÃO DOS OBJETOS NA CAIXA
Fundamentos Teóricos da Atividade: Antes
de iniciarmos a dica de hoje, é importante refletirmos sobre o porquê de solicitarmos
aos familiares que enviem objetos ou brinquedos da preferência da criança para
o contexto escolar. Primeiro porque, pode servir como referência para que a
criança compreenda que nem tudo nesse novo contexto é estranho, ou seja, esse
recurso contribui para desenvolver o sentimento de pertencimento e segurança.
E, segundo porque, mediante esses objetos você poderá dar visibilidade à
história de cada criança e ao mesmo tempo construir as narrativas de sua turma.
Providencie
uma caixa de papelão, que chamaremos de “baú de histórias". E,
independentemente da faixa-etária de sua turma, à medida que as crianças forem
colocando os objetos na caixa, exponha em local acessível onde elas possam
manipular livremente os objetos ou brinquedos que trouxeram.
- Observe e registre como se
dará as interações entre as crianças a partir dos objetos que trouxeram:
Ø Compartilha o seu objeto com outra criança?
Ø Nomeia o seu objeto?
Ø Que sentidos e significados as crianças
produzem acerca dos seus pertences? Ou seja, ao brincarem as crianças
transformam os objetos para atender o contexto do seu faz-de-conta? Exemplo:
Uma boneca no contexto da brincadeira assume o papel de filho enquanto a
criança assume o papel de mãe.
Ø Relata fatos que remetam a relação da
criança com o seu pertence e sua família (suas memórias)?
A partir dessas e outras
observações que considerar importantes, você poderá planejar suas intervenções
para as próximas etapas dessa sequência de atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário