Ainda é bastante polêmica a questão se a Educação
Infantil alfabetiza ou não. Para nós do CRINFANCIA, na Educação Infantil a
criança deve antes de tudo compreender a função social da escrita, ou seja, para
que e porque se utiliza a linguagem escrita.
Desse modo, se você professor (a) já consegue
perceber que as crianças com as quais trabalha já possuem essa compreensão, o
próximo passo é planejar situações de ensino-aprendizagem que lhes permitam
apropriar-se da CATEGORIZAÇÃO
GRÁFICA DAS LETRAS (o aspecto gráfico das
letras) e de seu PRINCÍPIO ACROFÔNICO (ou seja, por meio do nome
das letras é possível perceber em seu início, o som característico que a letra
representa no sistema de escrita)
E para trabalhar esses dois conhecimentos de forma
bastante lúdica encontramos no blog http://atelierdebrinquedos.com/
ou na Fan Page https://www.facebook.com/atelierdebrinqquedos
um bichinho de pelúcia confeccionado a partir do poema “UM BICHINHO DIFERENTE”
de Priscila Ramos de Azevedo, conforme segue abaixo:
Experimente
confeccionar um brinquedo como esse em sua turma, por meio dele será possível
realizar atividades bem legais em sala de aula ou na interação da escola com a
família. Para saber mais clique aqui
OBSERVAÇÃO:
Em outro
momento discutiremos a respeito da Alfabetização na Educação Infantil.
Fonte: Cagliari, Luiz Carlos. Alfabetizando sem o BÁ-BÉ-BI-BÓ-BU, São
Paulo: Scipione, 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário