DO OBJETO À OBRA
DE ARTE (ESCULTURA COM MASSINHA, ARGILA OU PAPEL MARCHE)
A dica de atividade para hoje, é oferecer
condições para que as crianças representem o objeto escolhido por meio da
escultura. Para isso, sugerimos:
- uma exposição interna ou externa à sala de
aula, para que as crianças além de apreciarem os objetos trazidos de casa,
possam apreciar também o desenho do objeto produzido por elas.
- em seguida explique que um objeto pode ser
representado de várias maneiras: fotografia, desenho, escultura, entre outras.
- ao disponibilizar materiais como massinha,
argila ou papel marche, oriente-as a representar o objeto escolhido por meio da
escultura.
Agora você e sua turma terão mais uma produção
para compor a exposição de trabalhos realizados até esse momento.
Fundamentos Teóricos da Atividade: Ao propormos essa experiência de
ensino-aprendizagem estamos partindo da premissa de que para a criança
desenvolver sua capacidade criadora é necessário oferecer condições para que
ela aprenda a utilizar-se de diferentes linguagens, ou seja, de diferentes
formas de representação. Vale ressaltar também que:
Quando vai desenhar, pintar, esculpir etc. a criança enfrenta, sim, o
desafio motor. A melhor forma de enfrentar esse desafio é desenhando, pintando,
esculpindo etc, isto é, não é necessário criar exercícios motores sem
significação, reduzindo o desenho e a pintura aos seus aspectos puramente
motores. Na medida em que desenha mais e mais, a criança aprimora seus
movimentos e pode fazê-lo sem perder a dimensão criadora e autoral. Todo o
movimento que ela faz ao trabalhar com a argila, com a massinha, com sucatas,
desenhos, pinturas, colagens etc. estará favorecendo a qualidade de seus
movimentos, inclusive para a escrita. Quando a criança tem oportunidades de
desenhar, esculpir e modelar, não há a menor necessidade de que ela faça
exercícios psicomotores específicos. Esse tipo de exercício esvazia o caráter
autoral da expressão gráfica dos meninos e meninas com os quais trabalhamos e
incentivam a reprodução de estereótipos (PROINFANTIL, Mód. IV – Unid. 5, Vol 2, 2006, p. 34).
.
Fonte: COLEÇÃO PROINFANTIL, COLEÇÃO PROINFANTIL, Módulo
IV, Unidade 4, Volume 2, MEC, 2006.
www.vidadepimpolho.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário