Olá, professores (as), hoje
vamos continuar a tratar de atividades que contribuem para a formação vínculos
afetivos entre você e as crianças de seu grupo, utilizando a foto como um
recurso.
A dica de hoje
é a confecção de quebra-cabeças a partir das fotos trazidas pelas crianças,
dessa forma, para começar vamos tratar um pouco de como surgiu o quebra-cabeça
e como é possível contribuir para o processo de desenvolvimento do educando fazendo
intervenções mediante a utilização desse brinquedo.
Conforme
encontramos no blog culturapopnaweb, quem comumente recebe os créditos por ter
inventado esse artefato é o cartógrafo inglês John Spilsbury, o qual por
volta do ano de 1760, com o objetivo de ajudar as crianças a aprender mais
sobre geografia, colou mapas sobre finas placas de madeira e, com um
estilete, recortou os países em suas fronteiras, originando várias peças. Com
esse novo método, as crianças aprendiam a identificar os países e sua
localização enquanto se divertiam.
Como podemos ver , inicialmente o
quebra-cabeça foi inventado para ajudar o professor a ensinar conteúdos
escolares, entretanto com o passar do tempo tornou-se um interessante
passatempo para todas as idades e, em 1820 os quebra-cabeças já eram um dos
principais brinquedos didáticos. Se quiser saber mais sobre o assunto clique aqui
Sendo assim, os
quebra-cabeças desde sua origem são utilizados como um recurso didático que
enquanto possibilita o ato de brincar permite também o ensino de conteúdos e o desenvolvimento
de capacidades. Por meio do planejamento
de atividades que atendam as crianças considerando sua idade e seu ritmo, na
Educação Infantil a utilização de quebra-cabeças também pode contribuir
significativamente para o desenvolvimento: da noção espacial, visual, social,
coordenação motora, raciocínio lógico, criatividade, imaginação, percepção,
concentração, entre outras.
PARTINDO DESSAS
VÁRIAS POSSIBILIDADES, SUGERIMOS QUE APÓS AS CRIANÇAS JÁ ESTAREM BASTANTE
FAMILIARIZADAS COM AS FOTOS EXPOSTAS NO ESPAÇO DA SALA DE AULA QUE SEJAM
CONFECCIONADOS QUEBRA-CABEÇAS.
Para as
crianças entre 2 e 3 anos, você pode decompor as fotos em duas ou três partes, uma parte
entregar à criança e as outras misturar numa caixa para que elas próprias
consigam encontrar a parte que completa a sua imagem. E, não se esqueça, é
muito importante registrar em caderninho as reações das crianças nesses
momentos.
Já para as
crianças maiores, entre 4 e 5 anos é possível:
·
Dividir a imagem em maior
quantidade de peças,
·
O professor pode traçar as
linhas e permitir que a própria criança recorte (decomponha a imagem) e em
seguida recomponha,
·
Também é possível a criança
com orientação do professor confeccionar o seu próprio quebra cabeça.
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