quarta-feira, 6 de março de 2013

Produção de texto-legenda


Olá, a dica pedagógica de hoje é a produção de TEXTO-LEGENDAPara organizarmos essa dica utilizamos como referência a reportagem da revista Nova Escola, “Elas sabem muito. Aproveite.” (edição nº 258, dezembro 2012), para saber mais clique aqui  


O que é um TEXTO-LEGENDA?

De acordo com a Wikipédia o texto-legenda é comumente utilizado no cinema, televisão, jornalismo e na geografia.

Ø No cinema e televisão, as legendas são o texto que acompanha uma imagem, conferindo-lhe um significado ou esclarecimento. Seu maior uso é na tradução de textos e diálogos de filmes, acompanhando o mesmo em sobreposição, normalmente na zona inferior da película.

Ø No jornalismo, legendas são os textos que aparecem imediatamente abaixo ou ao lado (ou ainda, mais raramente, acima) de uma fotografia, identificando-a, contextualizando-a e acrescentando alguma informação a partir da matéria que a acompanha.

Ø E na Geografia, é usada para identificar nos mapas áreas ou lugares que possuem uma determinada característica.

Ø O texto-legenda é ao mesmo tempo uma informação e uma legenda, por isso, ele deve descrever a fotografia e relatar o fato em linguagem direta e objetiva.

COMO REALIZAR PRODUÇÃO DE TEXTO-LEGENDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL?


Para começar sugerimos que você proponha situações de ensino-aprendizagem nas quais sejam apresentados diversos textos-legendas em suportes textuais como: revistas, jornais ou livros. Nesses momentos é importante chamar atenção das crianças quanto às características desse gênero textual.

Em seguida permita que as crianças apreciem o mural com suas fotos trazidas de casa, mostrando a necessidade de se produzir textos-legenda para melhor compreensão dos fatos e pessoas que aparecem na imagem. Ou seja, é necessário estar claro para  as crianças que em um mural no qual se expõe fotos, a imagem e o texto-legenda se completam, cumprindo assim, a necessidade de o outro compreender o que está sendo exposto.

Desse modo, recomendamos que você incentive as crianças a produzirem a seu modo os seus textos–legendas e você deverá transcrever logo abaixo o que ela quis produzir com sua escrita, complementando assim, a exposição de fotos.

Mediante a realização dessa atividade é possível que, a partir dos três anos de idade, a criança comece a se apropriar da função social da escrita.

Fontes: Revista Nova Escola, edição nº 258 de dezembro de 2012
               http://pt.wikipedia.org/wiki/Legenda
                    http://aimagem.wordpress.com/2009/04/27/entre-palavras-e-imagens-texto-legenda-e-legenda-como-se-faz/

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