Olá,
a dica pedagógica de hoje é a produção de TEXTO-LEGENDA. Para organizarmos essa dica
utilizamos como referência a reportagem da revista Nova Escola, “Elas sabem
muito. Aproveite.” (edição nº 258, dezembro 2012), para saber mais clique aqui
O que é um TEXTO-LEGENDA?
De
acordo com a Wikipédia o texto-legenda é comumente utilizado no cinema,
televisão, jornalismo e na geografia.
Ø
No cinema e televisão,
as legendas são o texto que acompanha uma imagem,
conferindo-lhe um significado ou esclarecimento. Seu maior uso é na tradução de
textos e diálogos de filmes, acompanhando o mesmo em sobreposição, normalmente na
zona inferior da película.
Ø
No jornalismo,
legendas são os textos que aparecem imediatamente abaixo ou ao lado (ou ainda,
mais raramente, acima) de uma fotografia,
identificando-a, contextualizando-a e acrescentando alguma informação a partir
da matéria que a acompanha.
Ø
E na Geografia,
é usada para identificar nos mapas áreas ou lugares que possuem uma determinada
característica.
Ø
O
texto-legenda é ao mesmo tempo uma informação e uma legenda, por isso, ele deve
descrever a fotografia e relatar o fato em linguagem direta e objetiva.
COMO REALIZAR
PRODUÇÃO DE TEXTO-LEGENDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL?
Para
começar sugerimos que você proponha situações de ensino-aprendizagem nas quais
sejam apresentados diversos textos-legendas em suportes textuais como: revistas,
jornais ou livros. Nesses momentos é importante chamar atenção das crianças
quanto às características desse gênero textual.
Em
seguida permita que as crianças apreciem o mural com suas fotos trazidas de casa, mostrando a necessidade de se produzir
textos-legenda para melhor compreensão dos fatos e pessoas que aparecem na
imagem. Ou seja, é necessário estar claro para as crianças que em um mural no qual se expõe fotos, a imagem e o
texto-legenda se completam, cumprindo assim, a necessidade de o outro compreender o que está
sendo exposto.
Desse
modo, recomendamos que você incentive as crianças a produzirem a seu modo os
seus textos–legendas e você deverá transcrever logo abaixo o que ela quis
produzir com sua escrita, complementando assim, a exposição de fotos.
Mediante
a realização dessa atividade é possível que, a partir dos três anos de idade, a
criança comece a se apropriar da função social da escrita.
Fontes:
Revista Nova Escola, edição nº 258 de dezembro de 2012
http://aimagem.wordpress.com/2009/04/27/entre-palavras-e-imagens-texto-legenda-e-legenda-como-se-faz/
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