Agora que já disponibilizamos a letra e o vídeo da
música “Já sabe”, passaremos a sugerir uma sequência de atividades que lhe
permitirá conhecer melhor as crianças de sua turma e desenvolver diversas
situações de ensino-aprendizagem significativas como: apreciação musical, roda
de conversa, desenho, leitura, escrita de códigos, contagem oral, registro de
tabelas e gráficos.
1ª DICA: INICIALMENTE VOCÊ PODERÁ RECEPCIONAR AS
CRIANÇAS UTILIZANDO A MÚSICA SUGERIDA COMO SOM AMBIENTE. ENQUANTO ELAS BRINCAM,
OBSERVE SE JÁ CONHECEM A LETRA E SE TENTAM CANTAR OU DANÇAR.
2ª DICA: POSTERIORMENTE VOCÊ
PODERÁ CONDUZIR A APRECIAÇÃO DA MÚSICA, ORIENTANDO AS CRIANÇAS A PRESTAREM
ATENÇÃO NA LETRA, NO RITMO E NOS INSTRUMENTOS.
Fundamentos Teóricos da Atividade:
Para nós do CRINFANCIA, o (a) professor (a)
valoriza o seu fazer quando tem conhecimento do por que e para que propõe
determinada atividade. Nesse sentido, consideramos relevante refletir sobre a
importância do trabalho com a música na Educação Infantil.
“Música é linguagem, é
expressão, é sentimento que reflete a consciência, o modo de perceber, pensar e
sentir os indivíduos, da comunidade, das culturas e das religiões em seu
processo sócio-histórico (BRITO, apud, PROINFANTIL,
2006, p.27)
A música é uma das diversas manifestações culturais
que possibilitam “[...] ricas formas de experimentação do mundo, de
compartilhamento corporal de conhecimentos, memórias, valores, conceitos e
preconceitos, com todas as suas marcas e tensões [...]” (PROINFANTIL, 2006, p.
27).
Dessa forma, quando você, professor (a) da Educação
Infantil, inclui no seu planejamento atividades voltadas para a MÚSICA, a dança, o teatro e outras
manifestações culturais, você permite que a criança experimente e se aproprie
do mundo, fazendo parte de sua história, tornando-as sujeitos que podem “[...]
desconstruir discursos e construir novos até então inimagináveis” (2006, p.
27).
Vale ressaltar que a música é uma linguagem que
possui seus conhecimentos próprios. Nesse sentido, ao promover situações de
ensino-aprendizagem por meio da linguagem musical, o (a) professor (a)
contribui para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da auto-estima e
autoconhecimento, além de estar possibilitando meios de integração social.
Partindo dessas premissas ao propor atividades que
visam desenvolver a música como linguagem DEVE-SE EVITAR:
- utilizar a música para formar hábitos e comportamentos como: lavar as mãos antes do lanche, escovar os dentes, respeitar o farol etc;
- a realização de comemorações relativas ao calendário de eventos do ano letivo simbolizados no dia da árvore, dia do soldado, dia das mães etc;
- e a memorização de conteúdos relativos a números, letras do alfabeto, cores etc., traduzidos em canções.
Sendo assim, defendemos que as práticas envolvendo
essa linguagem na Educação Infantil priorizem atividades que destaquem a
criação e a elaboração musical.
Fiquem atentos, nos próximos posts estaremos a
partir da música “Já sabe”, sugerindo atividades e reflexões sobre a roda de
conversa e desenho
Até mais!!!
FONTE: COLEÇÃO
PROINFANTIL, Módulo IV, Unidade 4,Volume 2, MEC, 2006
3 comentários:
O link não está direcionando corretamente para o site www.pedagogiaaopedaletra.com
O link informado não está direcionando para o site indicado.Obrigada.
Soraya, boa noite
Não sei o que está acontecendo, também tentei de diversas maneiras acessar esse link e não estou conseguindo. Vou tentar de outras maneiras depois lhe informo.
Obrigada pela participação;
Equipe Crinfancia
Postar um comentário