Pautando-se nos estudos de Vygotski, Arce (2009, p.
113) destaca que no decorrer da primeira infância, a qual corresponde do
primeiro ao terceiro ano de vida, há uma estreita relação entre as funções
motoras e as funções sensoriais, sendo que,
[...] Em todo esse período a
percepção encontra-se unida à ação, sendo praticamente impossível inferi-las em
separado. Em seus trabalhos, Vygotski considerou que o desenvolvimento da
percepção é, na primeira infância, a base sobre a qual se consolida o
desenvolvimento das demais funções, considerando-na predominante nas crianças
pequenas.
Desse modo, o planejamento intencional de
atividades que articule ação, percepção e sensação é fundamental para a ação
pedagógica com bebês. Foi pensando nisso que nós do CRINFANCIA, apresentamos
para hoje uma dica pedagógica que tem como objetivo propiciar o contato de
crianças pequenas com diversas formas de exploração dos materiais e que ao
mesmo tempo possa ampliar o seu modo de mexer com eles. Para isso, que tal
oportunizar o contato e a manipulação de diferentes melecas?
As melecas são produzidas a partir de receitas que
misturam texturas diferentes feitas para manipular e usar em diferentes
suportes, para saber mais clique aqui. Essas receitas podem combinar
água fria ou morna com amido de milho, farinha de trigo, anilina, guache, sagu
e cola, entre outros, procurando evitar elementos tóxicos, já que podem ser
levados à boca.
Sugerimos que atividades como essas sejam
realizadas com certa regularidade, ou seja, uma ou duas vezes por semana no
decorrer de 30 a 50 minutos. Segue abaixo, algumas dicas para realização de
atividades utilizando essas misturas:
Ø Prepare as receitas na
frente das crianças, apresentando cada ingrediente separadamente. Em seguida
misture-os para que todos observem as modificações. Durante o preparo faça
alguns questionamentos como, por exemplo, “Se acrescentarmos mais farinha o que
vocês acham que vai acontecer?”
Ø Ao acrescentar guache ou
anilina chame atenção das crianças para mudança de cor.
Ø Permita que coloquem a mão
na massa;
Ø Cole diferentes papéis no
chão ou na parede, para que as crianças possam passar a meleca.
Ø Caso alguma criança recuse
colocar a mão na mistura, ofereça algum instrumento, como um palito de sorvete,
que permita o contato indireto.
Ø No decorrer da atividade
observe e registre algumas reações:
- Percebe as diferentes temperaturas?
- Sorriem, gritam ou de que outra forma se expressam?
- Reconhecem as cores presentes nessas misturas?
FONTE:
Revista Nova Escola,
edição nº 260 de março de 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário