Baseando-se nos estudos de Zaporozhets e Elkonin (1971),
Arce (2009, 167) mostra que desde recém-nascidas as crianças demonstram
sensibilidade ao som e, isso pode ser percebido por meio de expressões em que o
bebê enruga a testa, movimenta as pálpebras, muda o ritmo da respiração, vira os
olhos indo em direção a fonte de som.
Arce (2009, 167), ainda relata que pesquisadores “[...]
descobriram que uma criança nos primeiros dias de vida, não só reage a sons
tonais e não tonais, como também pode diferenciá-los, segundo o timbre.”. Desse
modo, a utilização da “luvinha sonora” na ação pedagógica com bebês torna-se um excelente recurso para
estimular ainda mais sua acuidade auditiva.
FONTE: Arce, Alessandra; Silva,
Janaina Cassiano; É possível ensinar no
berçário? O ensino como eixo articulador do trabalho com bebês (6 meses a 1 ano
de idade). In: Arce, Alessandra; Martins, Lígia Márcia. Ensinando aos pequenos de zero a três anos. 2009, Campinas. Ed. Alínea.
Nenhum comentário:
Postar um comentário