No livro, Brincadeiras infantis nas aulas de
Matemática, as autoras sugerem que após as crianças terem brincado várias vezes
de amarelinha, você, professor (a) da Educação Infantil ou séries iniciais do
Ensino Fundamental, planeje atividades nas quais elas possam desenhar por
diversas vezes as suas vivências durante a brincadeira. Segundo as autoras, se
as crianças tiverem oportunidade de conversar sobre a brincadeira e produzir
seus próprios registros pictóricos será possível observar o quanto esses
registros evoluem. Ao registrar o que vivenciou na brincadeira, a criança
amplia a noção de espaço e a sua consciência corporal.
Smole, Diniz e Cândido (2010, p.27), sugerem que
ao desenharem as crianças possam ter espaço para expor suas produções,
conversar sobre elas, observar e comparar os desenhos uns com os outros, desta
forma, as autoras acreditam que tal procedimento contribui para que a criança
evolua em suas percepções e sua representação, pois:
À medida que se oferece à
criança a oportunidade de representar pictoricamente suas vivências e
compartilhar os registros entre seus pares, parece que começa a perceber a
necessidade de caminhar para traços mais precisos, mais sofisticados. [Além
disso], esse processo de tentar encontrar uma maneira mais precisa e prática de
representação será importante para a posterior elaboração e compreensão da
linguagem matemática (2010, p.18).
Agora, que tal propor às crianças de sua turma que
desenhem a brincadeira da amarelinha,
conforme o que vivenciaram? Clique aqui e
veja a dica de atividade de registro.
FONTE: Smole, Kátia Stocco. Diniz, Maria Ignez de Souza Vieira. Cândido, Patrícia Terezinha. Brincadeiras infantis nas aulas de matemática. Porto Alegre, Artmed, 2010
2 comentários:
AMEI SEU BLOG... ESTAREI TE SEGUINDO A PARTIR DE HOJE. ABRAÇO E PARABÉNS!
Olá Marili, que bom que tenha gostado esperamos que estar contribuindo para sua prática. Fique a vontade para compartilhar suas práticas,dúvidas e sugestões.
Obrigada;
Equipe Crinfancia
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