Conforme mostram Arce e Silva (2009, p. 178), o
cérebro infantil possui significativa plasticidade, por isso, apontam para a
necessidade da ação pedagógica com os bebês ser voltada para a estimulação, a
qual contribui para o desenvolvimento das habilidades e capacidades dos bebês.
Desse modo, Vincenti e Seteffanini (2009, p.130),
baseados em estudos e pesquisas destacam que a estimulação precoce com bebês
aumenta a função encefálica “[...] ao passo que a ausência de estimulação
precoce leva à perda de função encefálica [...]”.
Considerando a importância da estimulação na ação
pedagógica com bebês, ressaltamos a necessidade de o (a) professor (a) planejar
e organizar de modo intencional o ambiente, disponibilizando materiais e
brinquedos que proponham problemas diferenciados e despertem a curiosidade e o
interesse.
Por isso, nós do CRINFANCIA, sugerimos a confecção
do “tapete das sensações” para compor de forma instigante o ambiente do
berçário. Conforme mostramos nas imagens, esse material pode ser confeccionado
sobre uma base de papel ou tecido, onde podem ser colados placas contendo
diferentes materiais (lixas, algodão, plásticos, sementes, tampas, entre
outros) ou se composto por tecidos com diferentes texturas.
Essa atividade contribui para que os bebês:
- reconheçam o próprio corpo e as diferentes
sensações,
- proporciona o contato com novas texturas,
- estimula a autonomia na exploração do ambiente,
- explora o tato e a visão,
- além de estimular a engatinhar, deitar,
rolar e caminhar por toda sua extensão para sentir as diferentes texturas.
Arce, Alessandra; Silva, Janaina Cassiano; É possível ensinar no berçário? O ensino
como eixo articulador do trabalho com bebês (6 meses a 1 ano de idade). In:
Arce, Alessandra; Martins, Lígia Márcia. Ensinando aos pequenos de zero a três anos. 2009,
Campinas. Ed. Alínea.
Vincentini, Carlos Alberto; Maria; Stefanini,
Maria Aparecida; Vincentini, Irene Bastos Franceschini. Considerações morfofuncionais do desenvolvimento do sistema nervoso. In:
Arce, Alessandra; Martins, Lígia Márcia. Ensinando aos pequenos de zero a três anos. 2009,
Campinas. Ed. Alínea.
Nenhum comentário:
Postar um comentário