terça-feira, 9 de abril de 2013

AMARELINHA: Da tela ao poema (parte 2)


No dia 07-04-2013 postamos a obra e o poema “Amarelinha, presentes no livro “Folclorices de Brincar” de, Mércia Maria Leitão, Neide Duarte e Ivan Cruz. Hoje (09-04-2013), estamos apresentando uma dica pedagógica relacionada à apreciação da obra, “Amarelinha” de Ivan Cruz:

Título “ Pulando Amarelinha”
Técnica A.S.T.
Dimensão 0.70X0.50m
Ano 1998
1)   Inicialmente escolha um local e simplesmente exponha a tela. Deixe-a exposta por alguns dias, enquanto isso observe:

o   o que as crianças dizem sobre a cena representada na obra?
o   elas conhecem a brincadeira?

2) Em outro momento conduza o grupo de crianças a apreciarem a obra mediante alguns questionamentos:
o   O que está acontecendo na cena representada?
o   Quem são as pessoas que aparecem na cena? Adultos ou crianças?
o   Vocês sabem brincar dessa brincadeira? Permita que as crianças descrevam como sabem brincar.
o   Quais as cores que aparecem na tela?

Esses são apenas alguns questionamentos que servirão para aguçar o diálogo entre você, professor e seu grupo de crianças e, as crianças entre si. Pois, certamente no decorrer desse diálogo muitos outros questionamentos e relatos irão imergir, desse modo é fundamental que todos tenham liberdade de expor suas ideias e vivências. Por exemplo, é possível que alguma criança não conheça a brincadeira representada na obra, sendo assim, esse momento de interação com o outro será essencial para apropriação de novos conhecimentos.

3) Apresente o título da obra e o artista que a retratou, nesse momento aproveite para dizer que, assim como, uma história, um poema, uma notícia, entre outros tipos de textos têm os seus autores, uma obra de arte também tem o seu autor.

4) Proponha às crianças brincarem de amarelinha. É importante, que você saiba que há vários modos de pular amarelinha, para conhecer algumas, clique aqui.

5) Para ampliar ainda mais o repertório cultural das crianças, sugerimos que seja enviada para casa uma entrevista na qual elas ao interagirem com outros adultos de seu convívio social ou familiar, possam conhecer outras maneiras de pular amarelinha e desenhá-la no chão.  Clique aqui e conheça a proposta de atividade para casa.



Nenhum comentário: