Ao pautar-se nos estudos de Vigotski e Elkonim,
Arce (2009, 110-111), destaca que a partir dos dois anos, paulatinamente, a
criança vai abandonando a dependência de estímulos sensoriais para (re)
descobrir os objetos, convertendo-os em “[...] meios para a satisfação de
necessidades, ou, em instrumentos [...]” (2009, p. 110), ou seja, a criança
passa agir sobre o objeto movida por uma intencionalidade. Nesse sentido, a
atividade principal nessa faixa-etária é o que Elkonim denominou como atividade objetal manipulatória.
Para Arce, “[...] esse momento representa grande
oportunidade para que se ensine à criança maneira corretas de se atuar com
objetos” (2009, p. 110), pois conforme explica a autora nessa nova etapa a
criança tende a imitar fielmente atos que lhes ensinado pelo adulto, sendo
assim, ela utiliza estritamente os mesmos objeto nas mesmas situações em que
recebeu o modelo.
Considerando a importância de propostas educativas
que enriqueçam essa etapa objetal manipulatória, que nós do CRINFANCIA,
sugerimos o planejamento de atividades que utilizem “ENCAIXES DE PAPELÃO”, como os apresentados nas imagens abaixo.
Como podemos ver nas imagens os “ENCAIXES DE PAPELÃO” são materiais
simples de serem confeccionados, visto que, podem ser utilizados materiais
recicláveis. Por meio, desse brinquedo, você, professor (a) poderá estar
dialogando e ao mesmo tempo estimulando a criança à:
- perceber as diferentes formas, tamanhos, cores e
quantidade;
- fazer tentativas de associar os objetos nos diferentes formatos e tamanhos de espaços
para encaixe.
FONTE:
Martins,
Lígia Márcia. O Ensino e o desenvolvimento da criança de
zero a três anos. In: Arce, Alessandra; Martins, Lígia Márcia. Ensinando aos pequenos de zero a três anos. 2009,
Campinas. Ed. Alínea.
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