No dia 23/04/2013 sugerimos a brincadeira do
“Serra, serra, serrador” para bebês a partir dos 6 meses, mas você sabia que
ela pode ser uma proposta de brincadeira bastante interessante para crianças
maiores de 2 anos?
Com as crianças entre 2 e 3 anos é possível
brincar da seguinte maneira, conforme apresentamos abaixo:
http://cmeidrzildaarns.blogspot.com.br/2012/08/brincadeiras-de-serraserra-serrador.html
Brinca duas crianças sentadas uma de frente para
outra, dando-se as mãos. Começam a balançar de trás para frente, indo e vindo e
cantando: - Serra, serra, serrador! Serra o papo do vovô! Quantas tábuas já
serrou? Serra um, serra dois, serra três...
Para as crianças maiores de 3 anos a sugestão é
que ao cantar “quantas tábuas já serrou?” , uma das crianças diz um número de
um a dez. Então, as duas se levantam e, sem soltarem as mãos, dão os giros
correspondentes ao número escolhido. O desafio é girar sem soltar as mãos ou
cair. Depois é só sentar e começar tudo de novo. Agora é a vez da segunda
criança escolher um número.
Essa brincadeira contribui no desenvolvimento de
diversas habilidades e capacidades:
1) A primeira delas diz respeito a capacidade de
interação entre as crianças, as quais precisam coordenar os movimentos e
combinar ações.
2) Em relação ao movimento, desenvolve-se a
flexibilidade, a coordenação motora e a capacidade de realizar os diferentes
deslocamentos propostos na brincadeira.
3) Em relação ao raciocínio lógico-matemático, as
crianças realizam contagem oral e as maiores ainda precisam coordenar a
quantidade de giros em relação ao número escolhido.
4) Essa brincadeira contribui com o
desenvolvimento da linguagem oral e
escrita de maneira lúdica, visto que, apresenta um jogo de palavras que envolve
rima e ritmo, de acordo com Corsino (2009, p. 60-61)
Brincando com esses
elementos culturais, as crianças têm a oportunidade não apenas de interagir,
divertir-se e partilhar uma cultura lúdica transmitida entre as gerações, como
também de reconhecer sons semelhantes, segmentar as palavras, completar versos
dando novos sentidos, experimentar ritmos, enfim, de fazer uma análise bastante
complexa da língua. Essas brincadeira contribuem, sobremaneira, para o processo
de alfabetização, quando a consciência fonológica, fruto dessas análises, se
fará necessária para a compreensão da natureza alfabética da língua e
apropriação do sistema de escrita.
Vale ressaltar que o desenvolvimento de todas as
capacidades mencionadas pela autora, ocorrem sem que necessariamente a criança
necessite grafar palavras de próprio punho ou mesmo identificar letras, pois a
própria composição do texto falado ou cantado remete à consciência das
estruturas da língua.
O texto que acompanha a brincadeira, “Serra,
serra, serrador”, pode ser alterado conforme os diferentes usos que as diversas
culturas fazem dela. Uma dessas variações pode ser encontrada no vídeo do
programa de TV, “Quintal da Cultura”, clique aqui para conhecê-lo. Nesse vídeo
os apresentadores do programa “Quintal da Cultura”, exploram de forma bastante
divertida a rima e o ritmo, produzindo uma variação no modo de brincar e
declamar o “Serra, serra, serrador” que você professor (a) da Educação Infantil
e séries iniciais do Ensino Fundamental, pode aproveitar para sua prática
pedagógica.
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FONTE:
Corsino, Patrícia. A brincadeira com as palavras e
as palavras como brincadeira. In, Corsino, Patrícia. Educação Infantil Cotidiano e Políticas. 2009, Campinas-SP, Ed.
Autores Associados.
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