segunda-feira, 1 de abril de 2013

“O baú de histórias”


AS MEMÓRIAS DE “GUILHERME AUGUSTO ARAÚJO FERNANDES” E O
BAÚ DE HISTÓRIAS

Até o momento temos proposto experiências de ensino-aprendizagem que priorizassem os objetos ou brinquedos favoritos das crianças, visando, sobretudo estabelecer e fortalecer os vínculos afetivos com o grupo e a professora. Além disso, tais experiências têm proporcionado possibilidades de as crianças produzirem narrativas visuais e orais. Dessa forma, pretendemos relacionar as histórias contidas no baú de memórias de “Guilherme Augusto Araújo Fernandes” com as narrativas das crianças ao relatarem suas memórias a respeito de seus objetos.

A partir dessas premissas, a dica pedagógica de hoje tem como foco o planejamento de estratégias para aguçar na criança a curiosidade em saber quem é Guilherme Augusto Araújo Fernandes e qual a relação dessa história com o “Baú de Histórias” da turma. Para isso, ao descrevermos a dica estaremos tratando das estratégias de leitura (clique aqui para saber mais) que podem ser utilizadas para tornar a leitura instigante e ao mesmo tempo propiciar um diálogo ativo entre as crianças e o autor do livro. Sendo assim, sugerimos que a história seja lida ao longo de alguns dias. Segue abaixo, algumas sugestões de utilização das estratégias de leitura:

1) Para começar, questione:
- Por que a história chama-se “Guilherme Augusto Araújo Fernandes”?


 2) Explore a ilustração da capa:

- Guilherme Augusto Araújo Fernandes é uma criança, um adolescente, um adulto ou idoso?
- Quais imagens aparecem na capa?
- Por que aparece uma pessoa idosa?
- Ao sabermos o nome dá história e ao observarmos as imagens da capa é possível imaginar o que acontecerá nessa história? Contem o que imaginam que vai acontecer...
   


3) Apresente o autor e o ilustrador da história por meio de fotos e uma breve biografia de ambos.

4) Ao ler a história explore as imagens, tentando relacioná-las com o texto escrito:
- Nas duas primeiras páginas aparecem o quintal da casa de Guilherme e o quintal do asilo, peça que descrevam as diferenças entre um e outro e ainda, por que existem essas diferenças?
- Entre as páginas 3 e 4 o autor menciona o nome das personagens relacionando-as as suas ações, utilizando-se de rimas, como por exemplo: Silvano – tocava piano; Sr. Cervantes  - histórias arrepiantes; Sr. Valdemar – gostava de remar; Sra. Mandala – andava com uma bengala; Possante – tinha possante. Chame atenção das crianças para esse fato, lembrando-se de relacionar o texto com as imagens.

5) Das páginas 7 à 14, Guilherme Augusto, seus pais e os outros idosos do asilo vizinho à sua casa; dialogam acerca da perca de memória da dona Antônia Maria e sobre o significado da palavra “MEMÓRIA”. Ao compreender o que venha ser essa palavra Guilherme Augusto, tenta ajudar a Sra. Antônia Maria a recuperá-la, para isso entre as páginas 15 a 18, ele passa a procurar as suas memórias perdidas. Nesse momento da história sugerimos que seja dada uma pausa, para que você faça o seguinte questionamento: “Quais serão as memórias que Guilherme Augusto encontrará para colocar na caixa?”. Enquanto as crianças falam, vá até o quadro e registre o que elas dirão.

6) Ao finalizar a história, compare as memórias listadas pelas crianças com as apresentadas no livro e, leve as  a perceber a história de cada uma, ou seja, de cada objeto que estava na caixa que Guilherme Augusto organizou .
 Valdez, Diane; Costa, Patrícia Lapot.  Ouvir e viver histórias na Educação Infantil. In: Arce , Alessandra;  Martins, Lígia Márcia.  Quem tem medo de ensinar na Educação Infantil? – Em defesa do ato de ensinar. 2010, Campinas. Ed. Alínea.   


                                                                  

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