No livro, CORPO EM MOVIMENTO NA
EDUCAÇÃO INFANTIL, dos autores Vilma Lení Nista-Piccolo e Wagner Wey
Moreira, encontramos uma dica pedagógica para Educação Infantil, envolvendo
especialmente o eixo movimento, a qual diz respeito à brincadeira “Espelho,
espelho meu!”.
Para realização dessa atividade os autores sugerem:
1º
Passo: Na
roda de conversa questione se as crianças sabem o que é um espelho e como
poderiam brincar com seus movimentos corporais a partir da ideia de espelho.
Nista-Piccolo e Moreira (2012, p. 120) ressaltam que é muito importante
permitir que as crianças demonstrem expressando seus pensamentos sobre esse
tipo de brincadeira, utilizando ou não o espelho.
2º
Passo: Para
sistematização da brincadeira as autoras sugerem que as crianças fiquem em
duplas, dispostas uma em frente à outra. A proposta é a criança que representa
o espelho consiga executar os mesmos movimentos do colega que está à sua
frente, quase ao mesmo tempo. Por um momento, uma criança é designada autora
dos movimentos e outra “repetidora”, depois se inverte a posição/função.
3º
Passo: Nista-Piccolo
e Moreira (2012, p. 120), sugerem que após a realização da brincadeira se discuta
com as crianças: Quais os movimentos eram mais fáceis de serem seguidos? Quais
os mais difíceis? Por que?
4º
Passo: Solicite
que as crianças desenhem a brincadeira de que participaram.
Possibilidades:
- Essa
brincadeira pode ser realizada ao som de músicas com ritmos variados.
- Durante a realização da brincadeira é possível tirar
várias fotos para que depois sejam expostas. Durante a exposição das fotos, as
crianças observarão comparando os movimentos do autor com os do repetidor (tipo
o jogo “dos sete erros”), ou seja, identificando os movimentos que o “repetidor”
realizou de forma diferenciada do autor ou não conseguiu realizar.
Nista-Piccolo
e Moreira (2012, p. 119) indicam que por meio dessa brincadeira é possível as
crianças:
· Realizarem movimentos
corporais livres tentando sincronizá-los com o parceiro;
· Compreenderem o significado
do espelho e do movimento feito em sincronia com o colega.
· Interpretarem o movimento
realizado pelo colega e transcrevê-lo corporalmente quase ao mesmo tempo.
· E, aceitarem e respeitarem
a escolha feita pelo amigo.
FONTE: NISTA-PICCOlO,
Vilma Lení. MOREIRA, Wagner Wey. Corpo em movimento na Educação Infantil. 2012. São Paulo, SP. Cortez Editora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário